Para membros do Grupo de Apoio à Pessoa com Deficiência, Câmara Municipal é referência em acessibilidade

por Analli Venâncio última modificação 21/10/2022 18h16

Foto: Na cadeira motorizada, Josino Pereira Dutra Filho, acompanhado do amigo Marcos Antônio Monteiro, membro do Grupo de Apoio à Pessoa com Deficiência.

Compromisso e responsabilidade à inclusão social, para que isso aconteça é preciso que a causa seja abraçada por todos e a palavra-chave é acessibilidade, mudanças que garantem o direito à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, exercer seu direito de ir e vir.

O cadeirante Josino Pereira Dutra Filho, acompanhou as mudanças e adequações do prédio da Câmara Municipal de Assis, a Casa de Leis atendeu demandas solicitadas pelo Grupo de Apoio à Pessoa com Deficiência (Gaped).

“Eu diria que a Câmara Municipal hoje, é um ponto de referência na questão da acessibilidade, aqui eu posso vir e posso também acessar qualquer local da Câmara sem restrições de locomoção, me sinto como cidadão”, afirmou.

A atuação dos representantes do Legislativo está em fiscalizar a atuação do Executivo, requerer, indicar e elaborar projetos de leis que vão ao encontro dos anseios da população.

Para Marcos Antônio Monteiro, membro do Gaped, desde a calçada às dependências internas da Câmara, o deficiente encontra a acessibilidade para se sentir independente, mas há muito a ser feito do lado de fora.

“Nesse caso, não é mais um problema da Câmara e sim de responsabilidade do Executivo, como por exemplo, a conservação e acessibilidade em praças públicas, calçadas, entre outras ações essenciais para contribuir com o dia a dia de uma pessoa com deficiência, com o Gaped nós continuamos cobrando e quando não somos ouvidos ou atendidos, seguimos pelo caminho judicial”, completou

O Portal da Câmara possui recursos de acessibilidade, sabendo que qualquer pessoa tem o direito de interagir com as ações do Legislativo, o site da Câmara atua com comunicação de respeito as diferenças de quem acessa as informações e notícias.

Recentemente o Legislativo registrou uma reclamação, sobre uma suposta discordância nos termos da tradução de libras, disponibilizada em todas as sessões e solenidades. Imediatamente o Legislativo entrou em contato com a empresa responsável pelo serviço, que fará um curso de atualização da linguagem de sinais e enviará uma consultoria para acompanhar e aprimorar as interpretações.

A Casa de Leis, repugna e proíbe qualquer tipo de discriminação, atua intensivamente na inclusão social, com respeito a dignidade no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos.