Perito “condena” casa do Residencial Colinas afirma vereador Timba

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
O vereador Timba acompanha o problema de 2011

O vereador João da Silva Filho, Timba do DEM, presidiu no ano de 2011 a (CEI) Comissão Especial de Inquérito, aprovada na Câmara Municipal para apurar possíveis irregularidades na construção, triagem e distribuição das casas do Projeto Minha Casa, Minha Vida, construídas no Residencial Colinas com recursos do Governo Federal. Na época ouve inúmeras denúncias sobre a triagem e distribuição  das casas, e logo após, os sorteados reclamavam da situação do imóvel, pois não funcionava o aquecedor solar, e em época de chuvas inundava inúmeros imóveis, sem contar as explosões de lâmpadas devido as goteira pelo forro e as rachaduras eram visíveis. Algumas casas apresentavam afundamentos  na sala, cozinha e banheiros. Na época a comissão foi formada pelos vereadores:  Timba - presidente,  Kiko Binato - relator e digitador e José Fernandes - membro.

A comissão ouviu os moradores, as construtoras, funcionários municipais, Secretário da Promoção Social da época, e representantes da Caixa Econômica Federal. No final o processo contou com mais de 700 paginas e confirmou diversas irregularidades, na triagem, na distribuição, e também na construção dos imóveis.

Logo após o encerramento dos trabalhos o presidente da CEI, vereador Timba, encaminhou cópia do processo para a Prefeitura, responsável pela triagem e distribuição dos imóveis, ainda para o Ministério Publico Estadual, Ministério Publico Federal, Policia Federal de Marilia, e levou pessoalmente uma cópia, no Ministério das Cidades  em Brasília, para as providencias cabíveis.

Para fechar todas as brechas o vereador Timba solicitou ajuda de um advogado amigo, que entrou com uma ação em favor de uma moradora que teve os bens domésticos perdidos pelas aguas das chuvas, e problemas de  saúde, tanto físicos como emocionais, causados pelos problemas encontrados no imóvel. O processo ainda esta em andamento, mas o perito designado pelo Juiz Federal, já fez o encerramento da pericia e constatou que o terreno da casa não foi compactado  adequadamente. Que na construção do imóvel usou demasiadamente  areia e cal e insuficiência de cimento, o que motiva o esfolhamento das paredes. No telhado se constatou má qualidade de todo material, falta de cintamento de viga causando “embarrigamento”  no madeiramento, motivo das  goteiras e infiltrações.

Segundo Timba, o perito relata que da forma que se encontra, o imóvel ainda não apresenta risco eminente de desmoronamento, todavia se a  situação  permanecer da forma que se encontra pode vir a representar risco a vida dos moradores .Várias outras irregularidades foram apontadas pelo perito e o mesmo  orçou em 21 mil e trezentos reais, para a reforma do imóvel  e deixou claro que tudo aconteceu por falha de projeto ou execução. Timba lembra que  a maioria das casas estão na mesma situação. (28/01/2014)