Plenário realiza sessão com cinco projetos de autoria do Poder Legislativo
Os parlamentares devem analisar cinco projetos de autoria do Poder Legislativo (14/2), Fernando Vieira (PSDB), propõe no calendário de Assis a "Semana Municipal de Conscientização sobre a Leucemia", sendo de responsabilidade da Secretaria de Saúde, organizar campanhas, seminários, palestras, entre outros eventos.
Já o vereador Pastor Edinho (PDT) solicita aos parlamentares o voto favorável ao projeto, que institui a "Semana de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce do Retinoblastoma”.
A doença é um tipo raro de câncer ocular, segundo o Ministério da Saúde, é o tumor ocular mais comum em crianças, representando cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano.
O presidente da Câmara, Gerson Alves (PRD), apresenta o Projeto de Lei n.º 227/2023, a propositura propõe a obrigatoriedade de atendimento prioritário às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, em estabelecimentos públicos e privados.
A 3ª sessão ordinária deve também analisar o projeto do vereador Luiz Antonio Ramão (PSD), que solicita incluir a data de 27 de março no Calendário Municipal como sendo o "Dia Municipal de Conscientização da Neuromielite Óptica". Trata-se de uma doença autoimune inflamatória do sistema nervoso central (SNC) e é caracterizada por atingir e destruir os nervos ópticos e da medula espinhal.
Por fim, o vereador Vinicius Simili (PDT), por meio de Projeto de Decreto Legislativo sugere que a Dra. Nina Novaes Azevedo seja homenageada com o Título de Cidadã Assisense.
Dra. Nina Novaes Azevedo é coordenadora da Unidade Coronariana da Santa Casa de Assis. Na unidade desenvolve um trabalho diferenciado, onde exerce, além da Medicina de excelência, uma medicina humanizada, com acolhimento integral ao paciente e seu núcleo familiar, além de utilizar medidas não farmacológicas de cuidados como musicoterapia e banho de sol aos pacientes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis