População não precisa madrugar na fila para marcar consulta
O vereador Roque Vinícius, há alguns dias, encaminhou à Secretaria de Saúde de Assis o requerimento nº 313/2017, em que se questionava o procedimento adotado para marcar consultas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Segundo os usuários, era preciso madrugar nas filas em frente às UBS para se conseguir uma consulta.
Em resposta, a secretaria informou que as agendas das unidades são abertas, ou seja, a população pode procurar as unidades de saúde em qualquer horário para o agendamento de consultas.
Já as Estratégias Saúde da Família, o procedimento para marcar consultas é feito de duas formas: agendamento após avaliação em casos de retorno, em que a pessoa não necessite de uma consulta com urgência; e para a demanda espontânea, o usuário é orientado a comparecer à unidade no horário de abertura, às 7h. Porém, a secretaria disse que é escolha do paciente chegar mais cedo para garantir o atendimento.
Em casos de urgência e emergência, o paciente é encaminhado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), do Jardim Aeroporto, ou à Unidade Referencial Sudoeste (P.A do Maria Izabel).
Em relação à implantação do prontuário eletrônico, a Secretaria da Saúde comunicou a adequação do provedor com o intuito de melhorar a velocidade da internet para atender o Programa Federal, chamado E-SUS – PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão).
Em tribuna na última sessão, Roque Vinícius elogiou a resposta recebida, pois atendeu às solicitações feitas, trazendo muitas informações úteis ao cidadão assisense.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis