Prefeitura realiza 40 cirurgias de cataratas por mês

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
E ainda aguarda novos agendamentos do AME

Em resposta ao requerimento nº 427/2017, de autoria do vereador André Borracha solicitando informações quanto a possibilidade da realização de um mutirão de cirurgias de cataratas na cidade de Assis, o prefeito José Fernandes respondeu que a responsabilidade para realização deste procedimento cirúrgico é dos Governos Federal e Estadual, e que a necessidade de mutirão se dá por meio da disponibilização de recursos financeiros custeados por estas esferas de Governo.

Ainda segundo o executivo, hoje existe uma fila de espera com mais de 300 assisenses estão que precisam da cirurgia. O Governo do Estado, por meio da Portaria n.º 1.294, de 25 de maio de 2017, definiu a estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do SUS, em especial aqueles com demanda reprimida e disponibilizou por meio da Secretaria de Estado da Saúde o valor de R$ 184.139,95 para realizar no período de julho a dezembro de 2017, cirurgias eletivas para o município de Assis, sendo que uma parte deste recurso financeiro será para atender a demanda da necessidade de cirurgias de cataratas.

“Esta demanda foi pactuada pelos municípios que fazem parte da CIR (Comissão Intergestores Regional) que inclui os Secretários de Saúde da região e será realizada no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e no momento estamos aguardando a organização do AME para início das cirurgias”, afirma o prefeito José Fernandes em sua resposta ao requerimento do vereador André Borracha.

Além do AME, que passa agora a ser a referência de Assis junto ao Estado, atualmente e Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Convênio n.º 02/2014, celebrado entre a Prefeitura de Assis e a Santa Casa de Assis, realiza em média 40 cirurgias de cataratas por mês.

“Fico feliz com a resposta ao meu requerimento, pois temos sempre que tratar a saúde em primeiro lugar e por este motivo estou lutando pelo fim desta fila de espera para a realização das cirurgias de cataratas”, diz o vereador André Borracha.