Presidente da Câmara sugere a implantação de aplicativo para a fiscalização de trânsito

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Valmir Dionizio também apresentou outros requerimentos na Sessão Ordinária dessa semana

Na Sessão Ordinária realizada nessa segunda-feira, dia 07, o presidente Valmir Dionizio fez uso da tribuna livre para apresentar vários requerimentos, entre eles a sugestão da implantação de um aplicativo em que qualquer cidadão pode ser um “agente fiscalizador de trânsito”.

Esse aplicativo está em fase de teste em Vitória (ES) e já está disponível em plataformas Android e o sistema OS. As pessoas podem enviar vídeos de flagrantes de infrações de trânsito ao departamento responsável que será avaliado por uma Comissão Técnica que decidirá se o condutor será advertido ou não pela infração, de acordo com uma classificação. O aplicativo funciona em caráter educativo sem custos ao município.

Também, o presidente da Câmara solicitou cópias do processo licitatório de dois cavalos mecânicos usados pela Prefeitura. Há especulações de que o valor pago na compra foi superior ao preço sugerido na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Outro requerimento diz respeito a um segundo pedido de melhorias na Rua Ida Minatti Ferreira, na Vila Silvestre. Um ofício foi enviado à Secretaria de Obras em março que respondeu que a obra seria realizada em “breve espaço de tempo”. Valmir Dionizio reitera o pedido de pavimentação, guias, sarjetas e instalação de rede de esgoto e iluminação na via já que os serviços ainda não foram iniciados.

O Vereador também questionou a entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi apresentado aos vereadores pelo prefeito José Fernandes na cerimônia de aniversário da cidade, no dia 1º de julho. O plano é essencial para que o contrato com a SABESP, por exemplo, seja renovado.
Por fim, Valmir Dionizio solicitou informações sobre a Comissão Especial de Acompanhamento Empresarial, conforme especifica o artigo 24 da lei nº 5154/2010. O presidente quer saber se a comissão está atuante no município.