Profa. Cristiane do Xadrez recebe Título Honorífico de Cidadã Assisense da Câmara Municipal

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
A Sessão Solene aconteceu nesta sexta-feira, dia 10

Nesta sexta-feira, dia 10, a Câmara Municipal de Assis organizou uma Sessão Solene para entregar o Título Honorífico de Cidadã Assisense à Cristiane Aparecida Meira, pelos seus relevantes serviços prestados à cidade. A Professora de xadrez atua na Rede Municipal de Ensino e tem contribuído para a difusão do esporte no município.

A Sessão Solene teve início tendo a Mesa composta pelo Presidente da Câmara, Valmir Dionizio, a homenageada da noite Cristiane Ap. Meira e seu esposo Renato Bueno de Almeida Prado, e as autoridades Silvio Nogueira Bahia, Presidente da Autarquia Municipal de Esportes, Prof. Dr. Antônio Lázaro de Almeida Prado, Fundador da Unesp, João Trevisan, Presidente da Loja Maçônica Lírios do Vale e Carlos Martins, Mestre da Federação Internacional de Xadrez, de Londrina. Estiveram presentes, também, os Vereadores Alexandre Cachorrão, Nilson Pavão e Reinaldo Anacleto.

A Sessão foi acompanhada pela família da professora, amigos e alunos que prepararam uma singela homenagem na fala da pequena Lorena de Souza Brito e de Gustavo Siqueira Pinheiro e, ainda, pelos reis e rainhas do Xadrez Humano, projeto inovador trazido pela professora. Também fizeram uso da palavra os Vereadores Alexandre Cachorrão, Nilson Pavão e Reinaldo Anacleto, o Prof. Dr. Antônio Lázaro de Almeida Prado e o Mestre de Xadrez Carlos Martins.

Formada em Educação Física pelo IEDA (Instituto Educacional de Assis), em 1995, Cristiane atuou como professora de xadrez no Ensino Fundamental e Médio em Bauru e em Assis. Na cidade, desenvolveu o projeto “Xadrez Escolar” como uma importante ferramenta pedagógica, promovendo, ainda, torneios de xadrez com os alunos e o projeto “Xadrez Humano”, com apresentações em Assis e região.

A professora também é Pós-Graduada em Jogos de Estratégia em Xadrez e Dama, trabalhando com a capacitação de professores em Assis, Iepê e Presidente Epitácio. Além disso, Cristiane desenvolveu uma apostila de xadrez em braile e um tabuleiro adaptado para os deficientes visuais.

Muito emocionada, Cristiane Ap. Meira subiu à tribuna para agradecer a homenagem e todas as falas de carinho e apoio ao seu trabalho desenvolvido em Assis. Ao final, a professora recebeu das mãos dos vereadores a placa concedendo a ela o Título de Cidadã Honorífica Assisense.