Professora Dedé comenta sobre atendimento no UPA

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
Ela cobra melhorias e o fortalecimento do SUS
Professora Dedé comenta sobre atendimento no UPA

Na Sessão Ordinária desta semana, a Professora Dedé subiu à tribuna para tratar da saúde pública em Assis. Na semana passada, a vereadora acompanhou um membro da família à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), do Jardim Aeroporto, e apontou diversas irregularidades em relação ao protocolo de atendimento da Unidade.

A vereadora Dedé citou como exemplo um senhor de 80 anos que ficou cerca de 10 horas na UPA esperando o resultado de um exame. Segundo ela, os profissionais da unidade foram muito displicentes com o paciente. “Esse senhor ficou todo esse tempo lá porque eles acabaram perdendo o primeiro resultado e a equipe teve que colher o exame uma segunda vez. Quando o resultado chegou, foi entregue ao paciente aberto, sem um envelope, e isso não pode acontecer”, relata Dedé.

A professora Dedé recorda que, com a crise financeira que atinge não só o município, mas todo o país, tem levado as pessoas a dependerem cada vez mais do SUS (Sistema Único de Saúde), por não conseguirem pagar seus planos de saúde. “Eu pude constatar in loco que a demanda está cada vez maior e o serviço cada vez mais precário”, enfatiza.

A vereadora disse que a Comissão da Cidadania, na qual é Presidente, irá fiscalizar de maneira mais eficaz o atendimento na rede pública de saúde. Ela cobra uma postura mais humanizada dos profissionais da área, desde a acolhida até a alta do paciente. “É preciso um perfil técnico, ético e humanizado dos profissionais para atender as pessoas que estão passando por um momento de fragilidade”, ressalta Dedé.