Professora Dedé quer protetor Solar gratuito para portadores de albinismo.
Já na primeira Sessão Ordinária do ano, na Câmara Municipal, a Vereadora Professora Dedé (PV) subiu na tribuna e falou a respeito do Requerimento 11/2018, de sua autoria, onde ela solicita do Poder Executivo, a possibilidade de ser distribuído de forma gratuita, Protetor e Bloqueador solar para pessoas portadoras de albinismo.
Pessoas portadoras de albinismo tem uma condição genética que inibe a produção de melanina, pigmento que dá cor a pele, olhos e pelos, além deste pigmento proteger o ser humano da radiação solar. Por esta falta existem muitos casos de câncer de pele nas pessoas albinas com grande incidência entre jovens entre 20 a 30 anos portadores.
Dedé lembra que de uma forma geral existem poucas políticas públicas voltadas para pessoas com albinismo e que é mais fácil e mais barato para o estado e município e menos dano ao portador trabalhar na prevenção como a distribuição gratuita de protetor e bloqueador solar para pessoas albinas do que um tratamento de doença mais grave causado pela exposição ao sol.
Professora Dedé tem a intenção de transformar seu requerimento em Projeto de Lei para que a distribuição gratuita dos bloqueadores e protetores solar seja um direito permanente de portadores de albinismo na cidade de Assis. “Política de inclusão é a política da qualidade de vida”, destaca a Vereadora.
“Quão é importante termos olhares para as pessoas que muitas vezes não aparecem, que muitas vezes ficam invisíveis”. (Vereadora Elisete Melo, Professora Dedé).
Fonte: Vereadora Professora Dedé.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis