Professora Dedé requer informações do Poder Executivo quanto a possibilidade de proceder censo de inclusão do Autista e da Síndrome de Down

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

A vereadora Dedé solicitou a possibilidade de a Administração Pública Municipal proceder um censo de inclusão do Autista e da Síndrome de Down, de tal forma que propicie uma da quantidade de atendimentos realizados e da identificação do perfil socioeconômico das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e das pessoas com a Síndrome de Down em Assis.

A autora do Requerimento salienta que para avançarmos com a inclusão das pessoas com necessidades especiais, em um primeiro momento é necessário que se faça um censo específico para se identificar as famílias que possuem membros com esses desvios psicológicos.

Segundo a vereadora, “só conseguiremos avançar em Políticas Públicas se tivermos a exata noção da nossa realidade, e o censo nos propiciará isto”.

Nesse sentido, a professora Dedé demonstrou que é fundamental que no censo, além de sabermos a quantidade e a condição socioeconômica destas famílias, também saibamos quais atividades as pessoas com Síndrome de Down e os Autistas realizam, bem como se estão sendo assistidos por médicos e profissionais das equipes multidisciplinares.

Ainda de acordo com a vereadora, os dados obtidos com o censo servirão para a criação de um Cadastro de Inclusão, que deverá conter informações como o grau da deficiência encontrada nos Autistas, a quantificação e a localização das pessoas com Autismo e Síndrome de Down.

“Com base na análise quantitativa e nos dados socioeconômicos é possível desenvolver planos e traçar metas que possam se concretizar e, em paralelo buscar reconhecer, promover e valorizar a diversidade humana e educar, para viver numa sociedade que assegure a igualdade na diferença como dever do Estado, mas também de cada cidadão”, finalizou a vereadora.

Fonte: Elizete Mello da Silva