Professora Dedé requer informações sobre o tratamento oferecido às mulheres portadoras de endometriose

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

Considerando que as mulheres portadoras de endometriose podem sofrer devido aos diversos sintomas causados pela doença, como dor no baixo abdômen, cólicas, dores nas relações sexuais, dores ao urinar e evacuar, fadiga, diarreia e até infertilidade.  A Vereadora relatou na Sessão Plenária sua preocupação ao ser questionada por munícipes quanto ao tratamento dessa doença na Rede Municipal de Saúde.

Preocupada com o serviço de saúde público oferecido à mulher no âmbito do município, a professora Dedé solicitou, após consulta à Secretaria Municipal de Saúde, as seguintes informações:

a) Quantas mulheres são diagnosticadas anualmente com endometriose na Rede Municipal de Saúde?

b) Quando diagnosticada a doença, quanto tempo leva para o Município colocar à disposição da paciente o tratamento necessário?

“A mulher deve ser priorizada na promoção da melhoria das condições de vida e da saúde por meio de ações que ampliam o acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde”, finaliza a vereadora professora Dedé.

Fonte: Elizete Mello da Silva