Projeto aprovado na Câmara inclui no calendário do município a "Semana Municipal de Conscientização sobre a Leucemia"

por Stéfani Cordeiro última modificação 19/02/2024 14h49

Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Fernando Vieira, foi apreciado e aprovado na 3ª Sessão Ordinária, realizada dia 14 de fevereiro na Câmara Municipal de Assis. A Propositura institui e inclui no calendário oficial do município de Assis a "Semana Municipal de Conscientização sobre a Leucemia", contido nela o "Dia Mundial de Conscientização sobre as Leucemias.”

A “Semana”, em questão, deverá ser realizada anualmente, preferencialmente na semana do dia 04 de setembro, data marcada como o “Dia Mundial de Conscientização sobre as Leucemias.” O objetivo é oferecer aos munícipes: informações sobre a Leucemia, tipos; seus sintomas, diagnóstico, tratamento e fatores de risco; incentivar a busca de diagnóstico e tratamento dos pacientes e ressaltar a importância da doação de medula óssea.

Cabe à Secretaria Municipal de Saúde, fomentar e organizar ações que visam a conscientização sobre as Leucemias, como: campanhas, seminários, cursos, palestras, debates, reuniões, workshops, conferências, folders, cartazes e outras, dando ampla divulgação ao tema.

Na tribuna, Fernando Vieira ressaltou a importante da prevenção da doença, “A gente sabe que a Secretaria da Saúde tem soberbados trabalhos relacionados às campanhas, mas a gente não pode deixar de lado esse enfrentamento com relação à Leucemia, que é o câncer. Então, que a população se cadastre, procure saber e procure informações de como fazer a doação da medula óssea porque isso pode ser crucial para a vida de alguém, pode ser muito importante.”