Projeto de autoria do Vereador Pastor Edinho, que regulariza o descarte adequado de máscaras, foi aprovado
Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada no dia 31 de Maio, os vereadores aprovaram um Projeto de Lei de autoria do Vereador Pastor Edinho.
O projeto tem como objetivo, conscientizar as pessoas e estabelecimentos comerciais para o adequado descarte de máscaras e outros materiais de proteção individual utilizados no combate ao coronavirus (Covid-19).
Dentre as diretrizes apresentadas, as máscaras e demais itens não devem ser descartados em lixeiras comuns situadas em vias públicas, ou estabelecimento comerciais e locais de acesso público. Também não deve ser descartada como lixo reciclável, tampouco lançadas nas ruas.
O descarte correto, de acordo com o texto do documento, é através de sacos duplos de lixo comum, fechados com lacre ou nó reforçado e
identificados com etiqueta ou papel, de tamanho que facilite a visualização, com a inscrição: “PERIGO DE CONTAMINAÇÃO”.
Recomenda-se ainda, que os estabelecimentos comerciais devem disponibilizar, em locais de fácil acesso e com cartazes ou placas indicativas, recipientes ou lixeiras exclusivas para que funcionários e clientes descartem suas máscaras.
De acordo com Pastor Edinho, autor da matéria, "Estamos vivendo dias difíceis, combatendo um inimigo invisível. Precisamos apresentar estratégias que contribuam com a segurança e proteção de cada cidadão assisense".
A ideia do projeto é conscientizar a população sobre o risco de contágio, pelo descarte inapropriado de máscaras e outros utensílios que possam estar infectados, além de contaminar o meio ambiente colocando em risco a saúde da população e principalmente dos coletores de lixo e materiais recicláveis que estão vulneráveis em seu trabalho - acrescentou Pastor Edinho.
Uma atitude simples como o descarte adequado das máscaras, pode evitar a proliferação do vírus e salvar vidas - completou o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis