Projeto de Lei garante atendimento prioritário a pacientes com doenças oncológicas em serviços públicos e privados

por Analli Venâncio última modificação 02/04/2025 18h10
Projeto de Lei garante atendimento prioritário a pacientes com doenças oncológicas em serviços públicos e privados

O novo PROJETO DE LEI Nº 34/2025 visa garantir atendimento prioritário a pacientes diagnosticados com doenças oncológicas em equipamentos e serviços públicos, bem como em instituições privadas.

A proposta, apresentada pelo vereador Roni da Farmácia (Avante), estabelece que esses pacientes terão prioridade em filas de espera e no atendimento efetivo, visando um suporte mais ágil e humanizado durante o tratamento.

O projeto de lei destaca a complexidade do tratamento oncológico, que pode causar efeitos secundários graves, como queda de imunidade e complicações associadas à quimioterapia. Essas condições exigem um atendimento rápido e eficaz, com especial atenção ao fator tempo, o que justifica a prioridade no atendimento.

“Estamos trabalhando para melhorar a saúde municipal. Este projeto também deve atender pacientes de outras cidades que recebem atendimento em Assis. Vamos trabalhar na expansão dessa propositura para que possa servir de exemplo na região no atendimento oncológico. Em Assis, o projeto foi aprovado na Casa de Leis, e agora vamos colocá-lo em prática e fiscalizar sua execução”, afirmou o vereador.

O projeto foi aprovado por unanimidade.