Projeto de lei quer instituir campanha de proteção aos idosos contra golpes financeiros

por Analli Venâncio última modificação 21/06/2023 13h12

Dados divulgados pelo Procon de Assis, mostram que de 1º de janeiro a 19 de junho deste ano, os registros sobre operações financeiras relacionados a empréstimos fraudulentos, ultrapassam as 170 vítimas.

A diretora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do município, Daniela Dias Batista, explica que os aplicativos de celular estão entre as ações utilizadas pelos criminosos para a realização de transações indevidas.

"As pessoas que são paradas nas ruas por terceiros que oferecem linhas de créditos, não podem em hipótese alguma entregar o celular para esses representantes, muitas vezes os cadastrados que realizamos sem nenhuma pretensão de empréstimo, pode ser usado como uma ferramenta para um depósito indevido e sem autorização pessoal", especificou.

Após receber das vítimas inúmeras reclamações sobre diferentes situações de golpes financeiros, o vereador Pastor Edinho, apresentou na última sessão ordinária (19/6), um projeto de lei que propõe a elaboração de campanhas, informando a população, principalmente à população idosa, como se proteger contra os golpistas.

"Pessoas idosas estão tendo grandes prejuízos financeiros, por ofertas de criminosos que atuam para arrancar seus recursos. Entendo, que toda campanha de orientação e conscientização é muito importante, para que essas pessoas não caiam nesses golpes", explicou.

O PROJETO DE LEI foi aprovado no plenário.

(ASSISTA A REPORTAGEM)

Vereador Pastor Edinho, autor do projeto