Projeto do Vereador Alexandre que combate a Pedofilia é aprovado

por ouvidoria — última modificação 27/01/2021 00h12
Este é um marco importante para a história de Assis em reconhecer este sério problema como prioritário na agenda municipal de políticas públicas para crianças, jovens e adolescentes.

Foi aprovado por unanimidade, na Sessão desta segunda, o Projeto de Lei do Vereador Alexandre Vencio (popular Alexandre Cachorrão), que institui a “Semana Municipal de Conscientização, Combate e Prevenção à Pedofilia, Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes”, a ser realizada anualmente na semana que correspondente ao dia 18 de maio de cada ano, passando a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Assis.

As estatísticas são assustadoras, segundo a CPI da Pedofilia, no Brasil tem mais gente usando crianças que usando drogas, o Brasil é o primeiro do mundo em crimes de abusos pela internet e o terceiro maior abusador do mundo, a pedofilia movimenta mais de 105 bilhões de dólares por ano (dobro do narcotráfico), uma foto chega a custar dois mil dólares, um vídeo chega a custar seis mil dólares, de cada dez casos registrados, em oito o abusador é conhecido da vitima, estima-se que menos de 10% dos abusos sexuais contra crianças são relatados às autoridades.

A nova política aborda, entre outros, os seguintes temas: divulgação do Disque Denuncia 100, as formas de prevenção, a recuperação e como lidar com a criança abusada, o papel da escola, como identificar a criança abusada, como identificar o abusador, a orientação, desenvolver ações preventivas, a orientação das famílias e muitos outros temas importantes.

Caberá à Secretaria de assistência Social em parceria com a Camara Municipal, Secretarias, Conselho Tutelar, Associações, Conselhos, Entidades, setor privado e demais órgãos estaduais e federais, fomentar ações e atividades relativas ao tema como: campanhas, atividades escolares, seminários, palestras, debates, conferencias, elaboração de uma política permanente, entre outras.

Segundo Alexandre, o Projeto tem como objetivo a incorporação na agenda social do governo municipal das questões relacionadas a este sério problema. Nosso intuito é que o município entre nesta luta contra a Pedofilia e a Violência Sexual contra crianças e adolescentes. Queremos que todos engajem na campanha “Assis contra a Pedofilia”, observa o vereador.

Assessoria Alexandre