Projeto do Vereador Alexandre sobre “Gravidez na Adolescencia” é sancionado

por nilton — última modificação 27/01/2021 00h12
Este é um marco importante para a história de Assis em reconhecer este problema como prioritário na agenda municipal de políticas públicas para crianças, jovens e adolescentes.

Foi aprovado por unanimidade na Camara e sancionado pelo Prefeito Ézio Spera o Projeto do Vereador Alexandre Vencio (O Popular Alexandre Cachorrão) que dispõe sobre a Campanha Permanente de Conscientização e a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Atendimento da Gravidez na Adolescência, incluindo no Calendário Oficial do Município de Assis. Caberá à Secretaria da Saúde em parceria com a Camara Municipal, Secretarias, Conselho Tutelar, Associações, Conselhos, Entidades, setor privado e demais órgãos estaduais e federais, fomentar ações e atividades relativas ao tema como: campanhas, atividades escolares, seminários, palestras, debates, conferencias, elaboração de uma política permanente, entre outras.

O Artigo quarto prevê que serão abordados, entre outros, os seguintes temas: a promoção da prevenção da gravidez precoce nas escolas, orientação para a prevenção e métodos contraceptivos, a integração da família nas discussões, envolver as associações de bairros, o atendimento psicológico, a atenção e o atendimento às famílias, coibir atos de agressão, atendimento ambulatorial e acompanhamento pré-natal, implantação de políticas publicas, os riscos e cuidados, o dialogo e o relacionamento com os filhos, privacidade no atendimento, a confidencialidade e sigilo das informações obtidas pelo atendimento, inserção do tema nas conferencias municipais, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, criação de comitês interdisciplinares. Segundo o vereador Alexandre, um levantamento feito por ele em hospitais e unidades de saúde de nosso município “revelou um número assustador de casos de gravidez na adolescência com aproximadamente quinhentos casos por ano”. Estamos próximos de um caos social, observou o vereador. Segundo ele, o objetivo deste projeto é reverter este quadro na cidade de Assis. Adolescência e gravidez , quando ocorrem juntas, podem acarretar consequências para todos os familiares, principalmente para os adolescentes envolvidos. A gravidez precoce tornou-se um verdadeiro problema no Brasil.

É cada vez mais comum ver mães que ainda brincam de bonecas carregando seus filhos sem nenhuma condição e entendimento dos deveres e obrigações que aquela situação necessita. Além do abandono, que é um fato frequente, a propagação de doenças sexualmente transmissíveis também é uma realidade. O apoio da família é muito importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxilio às estes adolescentes. Os primeiros problemas podem aparecer ainda no inicio da gravidez e vão desde o risco de aborto espontâneo ocasionado por desinformação e ausência de acompanhamento médico, até o risco de vida, resultados de atitudes desesperadas como a ingestão de medicamentos abortivos. O aborto além de ser um crime em nosso país é uma das principais causas de mortes de gestantes.

Outro problema enfrentado é a rejeição das famílias. Em outros casos a solução elaborada pelos pais é o casamento forçado com o objetivo de reparar o dano, que, na maioria dos casos, acaba em separação e brigas. Por causa da repressão familiar muitas adolescentes grávidas fogem de casa e abandonam os estudos interrompendo seu processo de socialização.

Alexandre Cobra Vencio