Projeto que garante acompanhamento psicológico a pacientes com câncer é aprovado pela Câmara

por Stéfani Cordeiro última modificação 08/03/2022 10h14

Foi aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária, realizada dia 07 de março, o Projeto de Lei nº 166/2021 de autoria do vereador Pastor Edinho. O Projeto garante acompanhamento psicológico nos hospitais públicos para pacientes com câncer de mama e/ou câncer do colo de útero.

A paciente deverá ser encaminhada ao psicólogo logo após que a doença for detectada pelos médicos ginecologista, oncologista ou mastologista e receberá o acompanhamento durante o tempo que o psicólogo julgar necessário.

De acordo com o autor, o Projeto objetiva garantir às mulheres um atendimento sincronizado entre os ginecologistas, mastologistas ou oncologistas com os psicólogos, por entender que é nesta fase que a mulher precisa de amparo psicológico para enfrentar os transtornos da doença. Saber lidar com possíveis mutilações e tratamentos pesados de quimioterapia, por exemplo, nem sempre é fácil enfrentar isoladamente.

Fonte: Câmara Municipal de Assis