Rede Ninho participa de Sessão Ordinária

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O grupo falou sobre seu trabalho na prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes no município

A convite do vereador Alexandre Cachorrão, a Rede Ninho, formada por membros de diversos segmentos do poder público e sociedade civil organizada, participou da Sessão Ordinária de ontem, dia 15, fazendo uso da tribuna livre. As representantes da rede abordaram o trabalho realizado pelo grupo na prevenção da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes no município e sobre a passeata organizada para o dia 18, em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes.

A Rede Ninho realiza seu trabalho há alguns anos em Assis, se reunindo mensalmente para propor ações que envolvem a prevenção e acolhimento das vítimas de crimes sexuais infanto-juvenis. Essas atividades propostas são desenvolvidas na cidade durante todo o ano.

Um dos importantes trabalhos realizados pela Rede Ninho é o fluxograma de atendimento que serve como orientador das portas de entrada em casos de suspeita ou casos comprovados de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Assis.

O trabalho de conscientização também é feito com material de divulgação que será distribuído durante a passeata e nos principais pontos e órgãos da cidade. Ainda, a Rede Ninho firmou uma parceria coma Secretaria de Educação para levar informações sobre o tema aos professores e alunos da rede municipal de ensino.

O vereador Alexandre Cachorrão, idealizador por lei da “Semana Municipal de Combate à Pedofilia e à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, e de mais outras quatro leis sobre o assunto, ficou emocionado ao falar do trabalho da Rede Ninho, na qual é participante. “Gostaria de parabenizar a Rede Ninho pela luta em se combater esse crime tão lamentável e que infelizmente ocorre com nossas crianças e adolescentes. Esse trabalho de conscientização é muito importante porque a violência sexual infanto-juvenil é silenciosa e acontece, muitas vezes, dentro da própria família”, enfatiza.

A passeata contra o abuso o a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorrerá dia 18, a partir das 8h, com ato organizado em frente à Prefeitura Municipal. Logos após, o grupo subirá em caminhada até a Praça Arlindo Luz, onde acontecerá uma apresentação cultural.

A população pode denunciar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes pelo Disque 100, ou procurando o Conselho Tutelar pelo telefone 3321-5120. Em Assis, os conselheiros atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Cândido Mota, 48, no prédio da Secretaria da Saúde. Nos fins de semana, no período noturno e nos feriados o telefone de plantão é o 99794-1677.