Ricardo Pinheiro solicita mais recursos para pesquisa que trata doenças pulmonares com células tronco

por ouvidoria — última modificação 27/01/2021 00h12
O vereador conseguiu em 2010 e 2011 R$ 75 mil e este ano pretende repetir a iniciativa para ajudar este estudo tão importante que se tornou referência mundial.

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Assis, o vereador Ricardo Pinheiro Santana (PSDB) encaminhou requerimento ao Executivo solicitando recursos ao curso de Biotecnologia da Unesp, destinados especificamente a pesquisa científica com células tronco para o tratamento de doenças pulmonares, desenvolvida pelo professor João Tadeu Paes.

Trata-se de uma antecipação de devolução da dotação orçamentária da Câmara aos cofres públicos para que sejam destinados à pesquisa. Pinheiro conseguiu em 2010 e 2011 R$ 75 mil e este ano pretende repetir a iniciativa, ainda sem valor definido do montante. “Já conversei com o presidente da Câmara, Célio Diniz, e o mesmo concordou em fazer esta antecipação. Temos que ter uma visão de futuro e apoiar projetos desta relevância”.

Sobre o estudo – A terapia inédita foi destaque na mídia nacional em 2009. O resultado da pesquisa feita em camundongos, desde 2003, apresentou regeneração do tecido pulmonar e melhoria da capacidade respiratória. Depois de um ano, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa autorizou o estudo em humanos.

De lá pra cá, os pesquisadores obtiveram resultados satisfatórios em pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), em especial, aqueles com enfisema pulmonar avançado. Trata-se de uma doença causada em 90% dos casos pelo cigarro, que gera inflamações nos brônquios e destrói os alvéolos e o tecido pulmonar. Com o tempo, o paciente perde a capacidade de respirar normalmente. Estima-se que 6 a 7% da população com mais de 40 anos tenha o problema que hoje ainda não possui cura.

Assessoria Câmara