Roque rebate decisão da Prefeitura em relação à mudança de sentido da Av. Rui Barbosa
O vereador Roque Vinícius discutiu em tribuna na última Sessão Ordinária a questão da mudança de sentido da Av. Rui Barbosa, anunciada pela Prefeitura Municipal e prevista para acontecer no início de dezembro. O trecho contemplado vai do cruzamento da Av. Otto Ribeiro até o cruzamento da Rua Sebastião da Silva Leite.
O vereador ressaltou a importância de se promover um estudo técnico com base na segurança de todos que utilizam a avenida diariamente, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Em resposta ao requerimento do vereador Roque Vinícius, a Prefeitura enviou os dados do estudo técnico realizado no ano de 2011, data em que houve a mudança para sentido único da Av. Rui Barbosa. Segundo as informações em 2010, um ano antes da mudança, houve 195 acidentes (com e sem vítimas). Esse número foi para 59 acidentes em 2012, um ano após a mudança para sentido único, uma redução de 70% no índice de acidentes no local.
A preocupação do vereador é, sobretudo, nos horários de pico, em que o número de veículos circulando na via aumenta chegando a cerca de 4500 por dia. Roque Vinícius também trouxe a questão do transporte público, que deverá sofrer mudanças em seus itinerários, e, ainda, a disponibilização de vagas para estacionamento, que já é pequena e, por lei, devem ser reservadas vagas exclusivas para idosos e deficientes nos dois sentidos da avenida.
Além disso, com a chegada da época das férias e das festas de fim de ano, o número populacional da cidade aumenta e, em consequência, o número de veículos, elevando o risco de acidentes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis