Roque Vinícius debate sobre a concessão do serviço de saneamento à Sabesp e o descarte inapropriado de lixo nos bairros de Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Essas questões devem compor o Plano Municipal de Saneamento de Assis que está sendo elaborado pela Prefeitura

O vereador Roque Vinicius discutiu na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 26, o assunto sobre a concessão dos serviços de água e esgoto de Assis, que hoje são realizados pela Sabesp por meio de decreto, sem a renovação de um contrato oficial há quase 10 anos.

Roque questionou o poder executivo sobre o Plano Municipal de Saneamento de Assis, documento que servirá como base para a renovação do contrato de prestação de serviço com a Sabesp, ou a concessão à outra empresa por meio de processo licitatório. Em resposta, a Prefeitura informou que está em fase final de conclusão do plano e que, em breve, será realizada uma Audiência Pública para consulta popular sobre o tema.

Ainda, o vereador abordou a questão sobre o descarte inapropriado de lixo, entulho e outros objetos, tais como móveis velhos e galhos de árvores, nos bairros, terrenos e áreas verdes da cidade já que não existem no município ecopontos, ou áreas autorizadas para receber esses resíduos. Outros vereadores da casa também compartilham dessa preocupação.

Uma moradora da Rua Cabiúna, na Vila Independência, que procurou o vereador, disse que além do lixo acumulado, muitas pessoas ainda colocam fogo no local, ocasionando sérios riscos à saúde das pessoas que residem nas proximidades, inclusive do seu filho que possui alguns meses de vida.

Roque Vinícius cobrou providências urgentes do poder executivo, sugerindo uma parceria público-privada na instalação de caçambas em alguns pontos da cidade, para o descarte de lixo e inerte. O vereador Bigode manifestou apoio, também, a essa iniciativa.