Roque Vinícius participa do 5º Congresso Nacional de Legislativos Municipais

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O evento está acontecendo essa semana em Brasília

O vereador Roque Vinícius está em Brasília participando, juntamente com os vereadores Reinaldo da Cremos e Timba, do 5º Congresso Nacional de Legislativos Municipais. O evento é uma iniciativa da União dos Vereadores do Brasil e tem como objetivo discutir temas como as Reformas constitucionais, as políticas para saúde, educação, entre outros assuntos relacionados aos municípios.

Roque Vinícius destacou a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União, Dr. Augusto Nardes, ocorrida na quarta-feira, dia 23, que apresentou o cenário econômico do Brasil, Estados e a situação geral dos municípios.

O ministro explicou que essa problemática deficitária consome 85% dos fundos próprios dos servidores municipais, ressaltando a necessidade de intensificar a fiscalização por parte do legislativo municipal. “Na palestra, o ministro disse que a fiscalização é a principal função dos vereadores e, não somente isso, mas também apresentar alternativas ao executivo”, relata Roque Vinícius.

A fala do ministro frisou a importância dos municípios em respeitar o orçamento anual evitando, assim, as contas negativas das prefeituras nos anos subsequentes. Para isso, Dr. Nardes sugeriu cursos de capacitação e que o executivo tenha um órgão de controle interno.

O 5º Congresso Nacional de Legislativos Municipais encerra suas atividades nesta sexta-feira, dia 25.