Sargento Valmir insiste na distribuição de Uniforme Escolar

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
A medida facilitaria a identificação dos estudantes e diminuiria os casos de “bullying” nas escolas

O Vereador Sargento Valmir – PSD enviou uma solicitação ao Prefeito Municipal requerendo informações sobre a possibilidade de fornecer Uniforme Escolar (camisetas, shorts, blusa, meias e tênis) aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O Presidente da Câmara considera que entre os estudantes da rede municipal, existem casos de famílias que, no início do ano letivo e após as férias de julho, sofrem por terem dificuldades em adquirir o Uniforme escolar solicitado pelas escolas e, por consequência, as crianças são afligidas.

“Por um lado, pode ter dificultado o desenvolvimento escolar dessas crianças, e por outro, constata-se o constrangimento perante os outros alunos que, notadamente, mesmo dentro da esfera pública, registram-se diferenças sociais”, explica o vereador. Nos anos anteriores, o mesmo parlamentar apresentou documento com este objetivo, porém, sem obter respostas concretas, e o projeto não sendo colocado em prática.

Sargento Valmir destaca, também, um aspecto relevante que é o fato de que a Direção e os funcionários da escola facilmente detectariam a presença de crianças e adolescentes que não estudam naquele estabelecimento no interior da escola e, ainda, perceberiam pelo uniforme se alguma criança está em horário de aula na parte externa da mesma.

"Em nossa região, outras cidades fornecem o uniforme aos alunos da rede municipal de ensino, (exemplo de Maracaí, Palmital, Tarumã), motivo pelo qual o Executivo local poderia fornecer aos alunos carentes o uniforme escolar necessário. Desta forma, o Município ofereceria às crianças uma igualdade dentro do ambiente escolar, uma vez que é sabido que existem casos de bullying, devido à diferença social dos alunos, onde alguns podem frequentar a escola com roupas melhores." Conclui o vereador.