Sargento Valmir insiste na distribuição de Uniforme Escolar

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

O Vereador Sargento Valmir - PSD requereu do Prefeito Municipal, informações sobre a possibilidade de fornecer uniforme escolar (camisetas, shorts, blusa, meias e tênis) para os alunos da rede municipal de ensino.

O edil considera que entre os estudantes da rede municipal de ensino, existem casos de famílias que no início do ano letivo e após as férias de julho, sofrem por terem dificuldades de adquirir o uniforme escolar e por consequência, as crianças são afligidas. Por um lado, a criança pode ter seu desenvolvimento escolar dificultado, e por outro, o constrangimento perante a classe, que notadamente, mesmo dentro da esfera pública registram-se às diferenças sociais.

Nos anos anteriores, o mesmo parlamentar apresentou documentos com este objetivo e teve sempre respostas evasivas, com subterfúgios, e a ideia não foi colocada em prática. Sargento Valmir destaca um aspecto relevante que a direção e funcionários das escolas detectariam facilmente a presença de crianças e adolescentes que não são alunos do estabelecimento escolar, e ainda, perceberiam pelo uniforme se alguma criança estivesse em horário de aula na parte externa da mesma.

"Em nossa região, outras cidades fornecem o uniforme aos alunos da rede municipal de ensino, a exemplo de: Maracaí, Palmital e Tarumã, motivo pelo qual o Poder Executivo local poderia fornecer aos alunos carentes o uniforme escolar necessário. Desta forma o Município ofereceria às crianças uma igualdade dentro do ambiente escolar, uma vez que é sabido que existem casos de bullying, devido à diferença social dos alunos, onde alguns podem frequentar a escola com roupas melhores", conclui o vereador.

Fonte: Valmir Dionizio