Sargento Valmir participa de inauguração de laboratório na UNESP
O Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN) da UNESP teve inaugurado na Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Assis, seu terceiro laboratório associado de um total de sete. O cerimonial de inauguração contou com representantes da pró-reitora de Pesquisa e autoridades municipais.
Segundo o coordenador executivo do IPBEN UNESP, a unidade de processamento de Assis é um passo fabuloso para a concretização de um sonho que começou em 2009; criar um centro de estudos, pesquisas e cooperação entre vários campus na área de bioenergia. A infraestrutura para concretização do Centro de Pesquisa do IPBEN com a construção de sete laboratórios foi garantida pelo governo do Estado em um convênio inicial no valor de R$ 10 milhões. A contrapartida da UNESP foi a contratação de 17 novos pesquisadores docentes, além dos que já atuavam nesta área.
O primeiro produto desta iniciativa é o programa de pós-graduação em Bioenergia, com perspectiva de doutoramento. De acordo com Stradiotto, as três universidades paulistas trabalharem conjuntamente em um mesmo tema é algo inédito e que deverá frutificar na geração de novas tecnologias em bioenergia para o Brasil. O centro de Pesquisa que está sendo estruturado divide-se em cinco campos de atuação: biomassa para bioenergia, processos tecnológicos, utilização de bio combustíveis em motores, biorrefinaria, e sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
Durante o cerimonial de inauguração as autoridades que fizeram uso da palavra reforçaram a importância do trabalho realizado conjuntamente pela Universidade, Poder Público e o terceiro setor.
A inauguração contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa da UNESP, Maria José Soares Mendes Giannini, do diretor da FCL de Assis, Ivan Esperança Rocha, do coordenador executivo do IPBEN UNESP, Nelson Ramos Stradiotto, do prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro, do vereador Valmir Dionizio representando o Legislativo Municipal, bem como do chefe do Departamento de Ciências Biológicas, Marcelo Fábio Gouveia Nogueira, do coordenador do IPBEN da FCL Assis, Pedro de Oliva Neto, e do coordenador do Curso de Engenharia Biotecnológica da FCL de Assis, Dario Abel Palmiere. (fonte Jornal Voz da Terra).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis