Sargento Valmir pede farmácia na UPA durante feriados e finais de semana

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
A solicitação aconteceu a pedido dos munícipes que procuraram o vereador

Considerando que a UPA de nossa cidade funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.  E que a UPA oferece estrutura simplificada - com Raios-X, eletrocardiografia, pediatria, exames de laboratório e leitos de observação. Contudo não existe na Unidade de Pronto Atendimento, UPA, uma "Dispensação de medicamentos", que é a entrega de remédios com a orientação adequada para o paciente ou seu responsável sobre a interação com outros medicamentos e/ou alimentos, sobre as formas de melhorar a adesão ao tratamento, a orientação de como agir no caso de ocorrência de reações adversas, a conservação do produto farmacêutico.

Neste sentido o vereador Sargento Valmir - PSC - após ser procurado por munícipes que reivindicam a possibilidade de implantação de Unidade Dispensadora de Medicamentos, junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que os usuários que são atendidos naquele local recebam a medicação à noite, em feriados e finais de semana.

A solicitação do vereador leva em conta que Assis conta com somente três Unidades Dispensadoras de Medicamentos, e as mesmas funcionam em horário de expediente. E muitos atendimentos realizados na UPA, após o fechamento das Unidades dispensadoras e os finais de semana, à noite e nos feriados deixam os pacientes sem remédios para continuidade do tratamento.

Sargento Valmir alega no requerimento que, em caso de alguma regulamentação proibir uma Unidade Dispensadora no UPA, a Secretaria Municipal de Saúde, poderia deixar doses pequenas de medicamentos para dispensar em finais de semana e feriados, para os pacientes terem o que tomar durante uma sexta-feira, um sábado e o domingo, até a Unidade Dispensadora abrir na segunda-feira ou no pós feriado.

Em resumo o documento do vereador indaga se existe a possibilidade de se implantar uma farmácia - Unidade Dispensadora de Medicamentos - junto a Unidade de Pronto Atendimento - UPA. Qual o prazo? Em caso negativo, poderiam ser deixado na UPA, doses pequenas de medicamentos para dispensar a noite, nos feriados e em finais de semana para os pacientes terem o que tomar até a farmácia abrir na segunda-feira.