Sargento Valmir questiona a respeito da demanda de exames cardiológicos Holter

por Giovani Franco última modificação 27/01/2021 00h13

Requerimento foi apresentado em 03 de fevereiro e respondido pelo Executivo, que, em resumo, informou que temos uma demanda reprimida de 109 pacientes aguardando e em 2019 foram atendidos somente 64 pacientes.

Segue abaixo as perguntas elaboradas pelo vereador e as respostas do Executivo:

O exame cardiológico Holter é realizado na rede pública municipal de Saúde?
- Sim, por meio de vagas disponibilizadas pelo Depto. Regional de Saúde de Marília (DRS-IX), órgão Estadual.

Atualmente, qual a demanda para realização de exame cardiológico Holter na rede pública?
- Até a data de 17/02/2020 temos uma demanda de 109 pacientes.

Qual o tempo de espera para realização do mesmo?
- Pela quantidade de vagas que estavam sendo disponibilizadas, cerca de 06 meses. Porém, as vagas dos últimos 02 meses foram reduzidas, sendo impossível fornecer previsão.

Os exames realizados atendem a demanda?
- Não atendem à demanda.

Na negativa, qual o plano de ação para atendimento de toda população?
- O Centro de Especialidades somente realiza o agendamento do exame, de acordo com as vagas fornecidas. O plano de ação deve ser tratado nas reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR/Assis), que é o espaço de discussão dos secretários municipais de saúde da região de Assis, juntamente com o Depto. Regional de Saúde de Marília.

Os exames são realizados por empresa terceirizada? Explane.
- Não são realizados por empresa terceirizada. São feitos no AME e no Hospital Regional de Assis.

Qual o custo unitário do exame para a Prefeitura?
- Como as vagas são fornecidas pelo Estado, não há custo para o município.

Quantos exames foram realizados no ano de 2019?
- Em 2019, foram disponibilizadas 64 vagas.

Se negativo, existe a possibilidade de oferecer esse exame aos usuários da rede pública municipal de Saúde?
- Esses exames já são disponibilizados aos usuários da rede pública.

Vereador Valmir encaminhará documento solicitando à Secretaria Estadual de Saúde o aumento do número de exames a serem disponibilizados para nossa cidade, nossos pacientes, a fim de que a demanda seja reduzida, minimizada ou, possivelmente, zerada e todos os 109 pacientes que aguardam sejam atendidos.

Fonte: Vereador Sargento Valmir Dionizio