Sargento Valmir requer a restauração da antiga Estação Ferroviária

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
Atualmente o prédio está todo grafitado e sem condições de uso
Sargento Valmir requer a restauração da antiga Estação Ferroviária

O presidente da Câmara Municipal de Assis, vereador Valmir Dionizio (PSD), atendendo a pedidos de moradores e ferroviários aposentados, bem como de seus familiares, encaminhou na última sessão, no dia 15, um requerimento ao prefeito José Fernandes questionando a possibilidade de restaurar a pintura original no prédio da antiga Estação Ferroviária, na Avenida Rui Barbosa.

O vereador expõe no documento que em meados de 2014 a Estação Ferroviária de Assis, foi grafitada (pintada) pelo artista Anderson Lemes, que recebeu autorização da Fundação Assisense de Cultura, para iniciar uma revitalização. A época, o artista disse que sua intenção era chamar a atenção ao espaço que estava abandonado.

No requerimento nº 323/2017, o vereador requer a possibilidade de restaurar a pintura original da estação e o prazo para que as modificações ocorram. Sargento Valmir lembra que o prédio é um patrimônio histórico muito importante para a cidade e que precisa ser preservado.

A estação ferroviária de Assis foi aberta em 1914 e atendia, além da cidade, ao horto da Sorocabana que tinha o mesmo nome. Em 1926, ganhou um novo prédio, tendo sido a estação antiga adaptada como moradia do pessoal de tráfego, em 1927. Em 1932, no entanto, as reclamações sobre a conservação do prédio já existiam. Em 1938, foi reformada e, quase 60 anos depois, em janeiro de 1999, o último trem de passageiros passou por ali, desativada pela Ferroban, que havia então acabado de tomar o controle da linha da FEPASA.