Sargento Valmir requer informações do Executivo sobre cirurgias de Cataratas

por Giovani Franco última modificação 27/01/2021 00h13

Procurado por munícipes que apontaram a dificuldade no agendamento de cirurgia de catarata na Rede Pública Municipal de Saúde e sabedor do quanto é importante esse tipo de cirurgia, para garantir aos pacientes uma vida independente, o vereador Sargento Valmir Dionizio (PSD) encaminhou requerimento ao Poder Executivo, solicitando algumas informações sobre o assunto.

Questionou o vereador sobre qual a demanda reprimida e quantos pacientes aguardam na fila para realizar cirurgia de catarata. Obteve como resposta que 223 pacientes estão na fila de espera. Perguntou quantas cirurgias foram realizadas em 2018 e em 2019, sendo respondido que em 2018 foram atendidos 384 pacientes e 2019 foram realizadas até outubro 395 cirurgias.

Ainda de acordo com o Poder Executivo, obteve a informação que: “As cirurgias de catarata são realizadas pelo prestador de serviço (Santa Casa de Assis) ou seu terceirizado”. E o último mutirão realizado pela Secretaria Municipal da Saúde foi no ano de 2012.

Atualmente o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que está sob a gestão do Governo do Estado, vem realizando mutirões, o qual tem a obrigação de fornecer condições e estrutura para tal procedimento. A responsabilidade para procedimentos de média e alta complexidade é do Governo do Estado. O município não conta com recursos financeiros próprios para assumir, neste momento, a responsabilidade para si (mutirão de cirurgias de cataratas).

Sobre o assunto, o oftalmologista Hilton Medeiros explica que a doença é um processo de envelhecimento de uma estrutura ocular, que é o cristalino. O médico alerta que não é necessário deixar a catarata para operar depois. "Quanto mais precoce o paciente operar, menor o risco que ele vai correr e maior o resultado cirúrgico", explica.

O único tratamento para melhora da visão é a cirurgia. O tratamento cirúrgico tem ótimos resultados quando bem executado. O princípio da cirurgia é a remoção da catarata e implante de uma lente dentro do olho no lugar do cristalino.

Fonte: Câmara Municipal de Assis - Vereador Sargento Valmir Dionizio