Sargento Valmir requer instalação do CAPS AD III em Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O Centro atenderá às necessidades municipais no tratamento da dependência de álcool e outras drogas

O Presidente da Câmara de Assis, Sargento Valmir (PSD), encaminhou requerimento ao Poder Executivo questionando a possibilidade de implantar no município um CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). No documento, o vereador sugere também que poderia incluir o CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) na proposta da instalação deste recurso ao atendimento de toda região aumentando, dessa forma, o número de usuários atendidos com o intuito de sensibilizar o Ministério da Saúde da importância do programa em Assis.

Sargento Valmir justifica o fato pela sua preocupação com a situação de dezenas de famílias que sofrem com seus entes queridos na dependência de substâncias legais e ilegais (álcool e drogas) e pelo seu compromisso com o Amor-exigente e com as Comunidades Terapêuticas da cidade. Esta solicitação já foi apresentada em outras ocasiões, mas o vereador não obteve sucesso.

Agora com uma nova administração, do prefeito José Fernandes e do vice Marcio Veterinário, o vereador aposta na competência do secretario de saúde, Fabiano Morelli, e tem a esperança de ser atendido e que Assis seja contemplada com este importante instrumento da saúde pública. "O CAPS AD III visa melhorar o atendimento dos munícipes doentes pela drogadição e que dependem destes serviços para que possam resgatar sua cidadania e dignidade”, ressalta Valmir Dionizio.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público específico são os adultos, mas também pode atender crianças e adolescentes, desde que observadas às orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O CAPS AD 24 horas oferece atendimento à população, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Também atende aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias e apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana. E dispõe de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.