Sargento Valmir requer melhorias na Avenida Benedito Pires

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
O vereador recebeu diversas.reclamações dos usuários

Após inúmeras reclamações de usuários e ter avaliado no local, o estado precário da Avenida Benedito Pires, com pavimento irregular, a existência de inúmeros buracos e a falta da devida sinalizada, falta de acostamento com mato alto, e principalmente com a falta de catadióptricos(conhecido como “olho de gato” - sistema óptico em que se combinam os efeitos da luz reflexa e da refrata, isto é, que compreende a um tempo lentes e espelho.).

O vereador Sargento Valmir - PSC - encaminhou logo na primeira Sessão Ordinária, um requerimento para que seja oficiado ao Prefeito Municipal, solicitando que o mesmo determine ao Secretario Municipal de Obras, para que providencie com urgência o recapeamento, as melhorias nos acostamentos, a capina do mato e a devida sinalização da Avenida Benedito Pires.

O pedido do edil leva em conta o disposto no Código de Trânsito que menciona: “Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente”.

A solicitação do edil leva em consideração o disposto no Código de Trânsito Brasileiro que diz: “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

Como técnico em trânsito urbano e rodoviário o vereador, afirma ainda que, para o trânsito funcionar de modo perfeito existe o chamado "TRINOMIO DO TRÂNSITO", que vem a ser: ENGENHARIA, EDUCAÇÃO E ESFORÇO LEGAL (fiscalização), segue abaixo uma breve descrição dos mesmos:

ENGENHARIA: Para que se consiga um trânsito seguro, é necessário que os locais onde haja trânsito (vias terrestres) deem condições físicas de segurança aos usuários, e para isso os conhecimentos e normas técnicas de engenharia de tráfego devem ser implantados.

EDUCAÇÃO: Educação para o trânsito é muito mais que gentileza e cortesia. Vai além do mero conhecimento da Lei ou do aprendizado necessário para habilitação na condução de veículos. Significa o papel de cada um no comportamento diário no trânsito diante das diversas situações que surgem. Significa ter consciência da responsabilidade individual e coletiva com o objetivo de preservar a própria segurança e dos demais.

ESFORÇO LEGAL: A expressão seria originada do inglês Enforcement, cujo sentido está relacionado com as atividades de fiscalização ao cumprimento das regras, para que na excepcionalidade de seu descumprimento, seja exercida a coação através da aplicação das penalidades previstas em Lei, coação esta que visa restabelecer a ordem.

A expectativa do vereador e da população que utiliza a Avenida Benedito Pires é de que o senhor prefeito e o Secretario de Obras se sensibilizem e promovam as melhorias com urgência, evitando assim que ocorram acidentes de trânsito, que podem inclusive ceifar vidas.