Saúde da mulher: Ônibus do Papanicolau estaciona em Assis nesta quinta-feira

por Analli Venâncio última modificação 16/09/2024 09h48

A iniciativa do Ônibus do Papanicolau em Assis, marcada para quinta-feira(19/9), acontece das 9h às 16h, tem como objetivo promover a prevenção do câncer de colo uterino. O ônibus estará estacionado em frente à Subprefeitura da Prudenciana, e o atendimento é direcionado preferencialmente às mulheres de 25 a 65 anos, embora mulheres de todas as idades possam realizar o exame.

Organizado pela Secretaria de Saúde de Assis em parceria com a Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente, o exame preventivo do Papanicolau requer a apresentação do CPF e do Cartão SUS.

Para participar, as mulheres precisam agendar seu atendimento pelo telefone (18) 99702-9098.

O que é Papanicolau?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Fonte: Biblioteca virtual em Saúde