Saúde dos olhos: Vamos falar sobre visão monocular

por Analli Venâncio última modificação 07/05/2024 11h40
Saúde dos olhos: Vamos falar sobre visão monocular

ENTREVISTA COM ESPECIALISTA - CLIQUE AQUI

No dia 5 de maio é considerado o Dia da Visão Monocular, trata-se da capacidade de enxergar com apenas um dos olhos.

A TV Câmara de Assis entrevistou a oftalmologista, Anne Bardal, que explicou sobre a prevenção, diagnóstico e direitos.

"Existem pessoas que nascem com visão monocular, por exemplo, uma mãe que teve *toxoplasmose na gestação, como também uma criança que nasce com infecção congênita ou uma má formação. Existem aquelas que adquirem uma doença infecciosa já na infância ou quando bebês.
Há casos de doenças que são genéticas e que se manifestam ao longo da vida, como também um descolamento de retina que em alguns casos mesmo com a cirurgia não há recuperação e o paciente fica com uma visão menor 20/200, o que é considerado como cegueira legal, ou seja, o paciente não é totalmente cego", explicou a médica.

Assis possui a LEI Nº 6.873 que incluiu no Calendário Oficial do Município a Semana Municipal da Visão Monocular, devendo ocorrer no mês de maio de cada ano, na semana que incidir o dia 5, quando se comemora o Dia Nacional da Visão Monocular.

Em março de 2021 foi aprovada a Lei 14.126/21 a fim de garantir à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência.

"Minha intenção como médica é informar para que as pessoas procurem seus direitos, como, por exemplo, isenção de imposto de renda na fonte, isenção de IPVA, IPI, vagas em concurso público, transporte urbano e interestadual gratuitos, entre outros", ressaltou a especialista.

A oftalmologista, alerta sobre as consultas preventivas.
"Sentiu alguma coisa é melhor procurar uma ajuda médica, às vezes o paciente perde o tempo ideal de tratamento e aquilo irá fazer a diferença entre conseguir recuperar a visão ou ficar com uma sequela para sempre", finalizou.

*A toxoplasmose resulta de infecção com um parasita comum encontrado em fezes de gato e alimentos contaminados. Pode causar graves complicações para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado.