Secretário do Meio Ambiente é sabatinado durante duas horas em sessão na Câmara

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
A sessão teve duração de cinco horas e ouviu além do Secretário Bruno, Diléia Zanoto do Conselho Municipal da Saúde.

Na sessão desta segunda-feira,  dia 11 de novembro na Câmara Municipal de Assis, o presidente Camarguinho depois de anunciar a Pauta das Proposituras, sempre repleta de documentos, suspendeu a sessão para o uso da tribuna em duas situações: primeiro a palavra do Secretario Municipal do Meio Ambiente, Bruno Mota que foi convocado pelos vereadores para das explicações sobre a programação e os serviços que estão sendo realizados pela sua pasta. Em seguida a Mesa Diretora da Câmara atendeu uma solicitação de “Tribuna Livre” solicitado pelo Conselho Municipal da Saúde, que enviou como representante a Senhora Diléia Zanoto Manfio.

O Secretário Bruno explanou a programação e as dificuldades de sua pasta no início desta gestão e demonstrou que está no caminho certo com os projetos idealizados. Em seguida todos os vereadores fizeram perguntas, na maioria das vezes sobre limpeza pública e corte de árvores, além de outros assuntos pertinentes. A discussão demorou mais de duas horas, com a promessa de melhor entendimento entre o legislativo e a secretaria. Dona Diléia usou a “Tribuna Livre” já por volta de 23 horas e foi rápida. Distribuiu um simplificado “manual” de funcionamento de todos os departamentos de saúde do município e fez algumas explicações, esperando que os vereadores tomem conhecimento e participem mais do processo de informação da população sobre o assunto, fazendo com que a comunidade entenda e interaja com o poder público na administração da cidade.

Terminado o uso da tribuna, iniciou-se a Ordem do Dia com cinco projetos. O primeiro adiado da última sessão, sobre a modificação de dispositivos alterando a criação do CONDEMA, que, em resumo diminuiria o número de conselheiros, ficou totalmente prejudicado, pois, os vereadores: Reinaldo Nunes e José Luiz Garcia do PT e Valmir Dionízio do PSC, depois de consultarem alguns órgãos que gostariam de participar do CONDEMA, conseguiram aprovação, pela maioria, de emenda aumentado o número de conselheiros.

O Projeto 102/2013 do vereador Professor Thiago instituindo no município a “Semana de Valorização do Professor”, foi defendido pelo autor na tribuna e aprovado por unanimidade.

O Projeto 103/2013 do vereador Capitão Coelho referentes á "proibição de nomeação para cargos de provimento em comissão de aposentados e pensionistas dos entes Estaduais, Federais, de suas Autarquias e Fundações, junto ao Poder Executivo, Poder Legislativo, Fundações e Autarquias do município de Assis, foi adiado para a próxima sessão por ausência do autor no plenário.

A pauta se encerrou por volta de meia-noite com a aprovação dos dois últimos Projetos: Renovação de Convênio com o Tiro de Guerra e aprovação por unanimidade do Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Paulo Mattioli Junior, concedendo o Título Honorífico de Cidadão Assisense ao empresário Gilson Silva. (Assessoria 12/11/2013)