SUS: Mês de setembro evidência Sistema Único de Saúde e atendimento realizado junto à Santa Casa

por Analli Venâncio última modificação 25/09/2024 17h43

ASSISTA A REPORTAGEM - CLIQUE AQUI

O mês de setembro é um momento de reflexão e valorização do atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na cidade de Assis, a Santa Casa desempenha um papel crucial, não só no município, mas também atendendo a toda a região. Em 2023, como nos anos anteriores, a Santa Casa ultrapassou sua capacidade de atendimento pactuada, que deveria ser de 60% de sua capacidade total. No entanto, a instituição chegou a realizar 71,43% de atendimentos, muito acima do previsto. Apesar desse esforço, o repasse financeiro do governo continua defasado, conforme informações divulgadas no site do DATASUS.

Há 15 anos, Marcos Felipe, técnico de enfermagem que segue a tradição familiar na profissão, se divide entre dois empregos: um na Santa Casa e outro em uma instituição de longa permanência para idosos. Em reportagem à TV Câmara de Assis, ele relembra o período mais desafiador de sua carreira, durante a pandemia de COVID-19.

Com mais de um século de existência, a Santa Casa de Assis evoluiu em termos de expansão, desenvolvimento e tecnologia. Entretanto, a crescente demanda por atendimentos, intensificada pela falta de hospitais nas cidades vizinhas, tem colocado mais pressão sobre seus recursos.

Arnaldo Thomé, advogado e provedor voluntário da Santa Casa, destaca a importância de buscar recursos para garantir a continuidade dos serviços prestados. Ele menciona que, com planejamento, muitos projetos seguem sendo implementados para melhorar a instituição e seus atendimentos.