Timba alerta para terceirização do Hospital Regional de Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O vereador trouxe a notícia na Sessão Ordinária dessa segunda-feira
Timba alerta para terceirização do Hospital Regional de Assis

O vereador João da Silva Filho, o Timba (DEM), trouxe na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 19, a notícia de uma possível terceirização do Hospital Regional de Assis, inaugurado na cidade em 1991 e que atende cerca de 30 municípios da região. Vários são os comentários sobre o assunto que percorrem Assis e as redes sociais.

Timba defende uma Audiência Pública, organizada pelo governo do Estado de São Paulo, para tratar da terceirização do HRA. “Assis e região precisa ser informados dessa decisão para debatermos os pontos positivos e negativos, pois o hospital atende hoje aproximadamente 500 mil habitantes, sendo que a gestão do Hospital Regional sempre foi do Estado”, diz.

O vereador ressalta que o convênio firmado com a FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília), em 2002, deixou a desejar, causando a perda do serviço de oncologia pelo descredenciamento por não cumprir os critérios que eram de sua responsabilidade.

Timba recorda, também, que o Hospital Regional já tem terceirizados os serviços de limpeza, lavanderia, alimentação, manutenção, segurança e a oncologia dos pacientes que já estão em tratamento.

No histórico do HRA constam que o início de sua construção, em 1972, foi viabilizado pelo Rotary Club, Mitra Diocesana e outros segmentos Filantrópicos da cidade com o objetivo de suprir o déficit de leitos hospitalares de Assis. Em 1988, com 75% das obras do hospital concluídas, a construção é passada ao Governo do Estado de São Paulo.

Desde sua inauguração, pelo Decreto Lei nº 33.380/1991, até os dias de hoje, o HRA foi sendo reestruturado recebendo inúmeros serviços como a UTI e Clínica pediátrica, o registro como UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), a instalação de tomógrafo de última geração, a implantação do Núcleo de Atendimento Referenciado (NAR) com atendimento de urgência de risco vermelho, e a implantação do sistema de informatização da saúde.

O vereador Timba considera que a terceirização do HRA sem um debate com a população é um desrespeito a toda a região do Vale Paranapanema. “Há muitos anos o HRA vem prestando bons serviços à comunidade e Assis perderá muito com isso, como o caso da oncologia. Estaremos juntando as forças políticas de Assis para averiguar o que está realmente acontecendo com o HRA, pois onde há fumaça, há fogo”, enfatiza Timba.