Timba destaca “REDE DE PARLAMENTOS REGIONAIS”

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11

Ao completar 37 anos de existência, a União dos Vereadores do Estado de São Paulo - UVESP, estabeleceu como marco de comemoração, o fomento à criação dos Parlamentos Regionais, envolvendo  vereadores de Câmaras Municipais, transformando-os em atores do desenvolvimento regional.

Funcionando com uma “Câmara Regional”, os parlamentos têm seus próprios diretores, que são responsáveis pelo recebimento dos requerimentos propostos pelos integrantes da instituição. Na

medida em que estes atores conseguem

se representar coletivamente as condições

sócio-políticas, a construção do poder local,

ganham mais força.

Desta proposta a UVESP já atingiu 78% do total das 19 regiões administrativas do Estado. Enquanto isso, a comunicação da UVESP cria a “Rede de Parlamentos Regionais”, que tem como objetivo dar um rumo novo ao Legislativo Municipal criando uma rede de orientação e informações aos vereadores, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Tanto o Tribunal de Contas e a União dos Vereadores do Estado de São Paulo - UVESP terão a missão de formar os vereadores para exercer o mandato com conhecimento de Legislar.

O vereador João da Silva Filho, o Timba, foi eleito presidente do Parlamento por unanimidade pelos vereadores que compõem a regional de Assis, denominado Parlamento Regional do Vale do Paranapanema, e de imediato, na primeira reunião de trabalho foi debatida, no recinto da Câmara Municipal de Assis com a presença do Dr. Daniel Teixeira de Lima , assessor do Secretario do Meio Ambiente Estadual, a situação Ambiental de diversas cidades de nossa região, que têm como vilão o lixo doméstico.

No dia 20 de julho o presidente Timba esteve juntamente com o vice-presidente, do Parlamento Regional de Assis, Edélcio Silvério, que é presidente da Câmara da Cidade de Tarumã , no Tribunal de Contas , onde participaram de uma reunião com todos os presidentes e vices do Estado de São Paulo, também se fez presente o diretor de eventos da UVESP Luiz Mario Machado, o presidente  Sebastião Misiara, e, ainda, a Diretora da Escola de Contas do TCE SP, Silvana de Rose.

O Objetivo da reunião foi o de informar aos presentes de cada região que o TCE SP e UVESP em uma parceria inédita realizarão capacitação endereçada aos vereadores e servidores das Câmaras Municipais Paulistas, em aulas semipresenciais ministradas por videoconferência a partir das salas próprias da Rede do saber e da Tec. Reg., distribuídas por  91 endereços em todo Estado.

A iniciativa visa a excelência no funcionamento das Câmaras Municipais e a eficiência do Vereador na Fiscalização das Contas Públicas por intermédio da oferta de atividades de capacitação sob a forma de educação continuada. Todas as informações estão no site www.tce.sp.gov.br/pcm

Para o presidente regional, vereador Timba, o grande marco da criação do Parlamento Regional além de ser um facilitador de Capacitação dos Vereadores, será o de debater com representantes da sociedade o desenvolvimento regional, pois as reuniões serão quinzenais, podendo haver um revezamento entre as Câmaras da Região.