TV Câmara de Assis: Psicóloga fala sobre campanha “Janeiro Branco”

por Analli Venâncio última modificação 11/01/2024 16h31

REPORTAGEM TV CÂMARA DE ASSIS - CLIQUE AQUI

O primeiro mês do ano foi instituído como Janeiro Branco, criado em 2014 por psicólogos de Uberlândia (MG), com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema da saúde mental.

De acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, existem mais de 300 tipos de transtornos catalogados, a reportagem da TV Câmara de Assis conversou com psicóloga, Nathalia Manoel, que explanou sobre o tema.

“Sentimos, pensamos, falamos e agimos, direcionado ao sentido de bem-estar, portanto, como nós lidamos com as situações do dia a dia, trabalho, entorno familiar, entre outros”, explicou.

Uma pesquisa feita pela Organização Mundial de SAÚDE (OMS), mostrou que o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas: 9,%3 da população. O alerta gira em torno da saúde mental dos brasileiros, já que um em cada quatro pessoas no país, deverá sofrer transtorno mental ao longo da vida.

“A psicoterapia é uma forma para o autoconhecimento, desejos, anseios, redescobertas, traumas e tristezas mais profundas” ressaltou.

A Fiocruz lançou uma série de cartilhas com recomendações para o enfrentamento dos desafios da saúde mental. Aqui estão algumas indicações:

• Reconhecer e acolher os seus receios e medos, procurando outras pessoas de confiança para conversar;

• Retomar estratégias e ferramentas de cuidado que tenham sido usadas em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;

• Investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo, entre os quais meditação, leitura, exercícios de respiração, artesanato;

• Estimular ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social, como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário;

• Manter ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;

• Evitar o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;

• Buscar um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional.

Fonte: Agência Brasil