TV Câmara visita sítio em Echaporã que produz cerca de 20 toneladas de café anualmente

por Analli Venâncio última modificação 24/05/2024 13h07
24 de maio: Dia Nacional do Café

ASSISTA A REPORTAGEM ESPECIAL - CLIQUE AQUI

No mês em que comemoramos a existência do café, a TV Câmara visitou um sítio na cidade de Echaporã (37 km de Assis), no local há cerca de 25 mil pés de café.

De acordo com o agropecuarista e empresário André Luis de Jesus Alves, por ano são cerca de 20 mil toneladas de café, com a produção significativa realiza a comercialização do produto dentro e fora do país.

“A planta não é só pegar a sementinha e colocar lá na terra, é preciso preparar um bom solo. Por exemplo, se eu quiser renovar toda a plantação, eu precisarei arrancar os pés conforme as especificações, preparar os insumos, entre outras ações”, explicou.

O cultivo é uma herança familiar. André, desde criança, conta que esteve ao lado do pai, que sempre trabalhou na lavoura. Com o passar dos anos e a falta de mão de obra, percebeu a necessidade de cada vez mais investir em tecnologia.

“Café é inspiração, vida, café para mim é fonte de energia. Hoje eu olho para o café não apenas como uma fonte de renda, trata-se de algo que, no meu primeiro momento do dia, será o que irá despertar o meu corpo para enfrentar as lutas do dia-a-dia”, relatou o agropecuarista.