Valmir Dionizio requer melhorias em via pública e no trânsito

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Rua Dom Jose Lázaro Neves precisa de melhorias urgentes e usuários, pais e servidores da escola Coraly Julia Gonçalves Carneiro correm riscos com mão dupla

O vereador Valmir Dionizio foi procurado por moradores e usuários da Rua Dom José Lázaro Neves, principalmente os motoristas que sofrem com a falta de conservação da pavimentação asfáltica, já que a via é muito movimentado sendo, inclusive, como trajeto de circular (transporte público) e acesso ao Hospital Regional de Assis, Santa Casa de Misericórdia e Maternidade Nossa Senhora da Vitória, além de diversos laboratórios e clínicas médicas.

A referida rua está mal conservada, com buracos, afundamentos (no trecho entre as Ruas Benedito Spinard e Rua Smith Vasconcelos), o asfalto esta todo remendado, com ondulações, resultado de obras da prefeitura e da SABESP, e em especial na esquina com a Rua Dra. Ana Barbosa, onde existe um novo buraco.

“Esta importante via merece atenção do poder público, e se não for possível um verdadeiro recapeamento ainda este ano, que seja feito uma reperfilagem urgente, pois, a situação no local inspira cuidados, uma vez que o município é responsável por danos resultantes de falha no serviço público, salvo prova de caso fortuito, força maior ou culpa exclusiva da vítima, segundo o entendimento da maioria das Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que concede indenização por danos materiais por lesão após acidente em rua mal conservada”, explica Valmir Dionizio.

Outro pedido do vereador é em relação aos usuários (pais de alunos e professores) da Escola Coraly Julia Gonçalves Carneiro, localizada à Rua Andirá, nº 836, que estão reclamando da dificuldade em transitar com veículos no local, inclusive em parar e estacionar em horário de entrada e saída de alunos.

Valmir Dionizio esteve no local e constatou que, de fato, naquele ponto os veículos que transitam pela Rua Jotto Casadio em direção à Escola, ao chegar enfrenta um "congestionamento" com os veículos procedentes da Rua Andirá. Com o requerimento, o vereador sugere ao Departamento Municipal de Trânsito modificar o sentido de uma das vias, somente em uma quadra, transformando em mão única. Por exemplo, quem dirige na Rua Jotto Casadio, ao chegar à Rua Horácio Mendes, viraria à direita e já na próxima via, Rua Lucas Menck, viraria à esquerda, para retornar à esquerda no próximo cruzamento (Rua Andira), em sentido à escola. Ou, ainda, poderia ser mão única a Rua Andirá, onde o condutor viraria à esquerda na Lucas Menck, depois à direita na Rua Horácio Mendes, retornando à direita na Jotto Casadio para chegar à Escola.

O vereador lembrou, também, que em 2015 apresentou requerimento idêntico solicitando as medidas. “Contudo minha sugestão não encontrou eco e o pedido não foi atendido, sendo respondido pelo prefeito que ‘... cumpre nos informar que será efetuada análise técnica do trecho da Rua Jotto Casadio e Rua Andirá, e qual medida será apontada como solução do problema, e assim inserir no cronograma de serviços a serem realizados pelo referido departamento’", expõe Valmir Dionizio.

Em 2016, a diretora da escola fez o mesmo pedido ao DMTA, mas, também, não obteve sucesso. “Estamos somando os esforços junto aos usuários daquela via, para sensibilizar o prefeito, e que o mesmo determine a alteração da via de mão dupla para sentido único entre o posto de saúde na Rua Andirá e a escola Coraly, à Rua Jotto Casádio, em virtude de termos presenciado várias situações possíveis de acidente ou atropelamento no local, ressaltando que existe um ponto de ônibus escolar (que traz as crianças da área rural) em frente ao portão de acesso da escola na Rua Andirá”, ressalta o vereador.