Valmir Dionizio requer melhorias na sinalização da Avenida Rui Barbosa e estudos técnicos na Rua Sebastião da Silva Leite

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
As solicitações foram apresentadas pelo vereador na última Sessão Ordinária

"A Avenida Rui Barbosa esta com a sinalização horizontal bastante precária, apagada e precisa ser melhorada com urgência" afirmou o vereador Sargento Valmir, atual presidente da Casa de Leis em seu requerimento n.º 500/2017 aprovado na Sessão Ordinária ocorrida na segunda feira, dia 28.

A sinalização do trânsito é importante, pois é por meio dela que se orienta, adverte, informa, regula e controla a adequada circulação de pedestres e veículos pelas vias terrestres. O Código de Trânsito determina que sempre que se fizer necessário, serão colocadas nas vias sinais de trânsito. Os sinais de trânsito são classificados em verticais (placas de sinalização), horizontais (como faixa de pedestre, por exemplo), luminosos (semáforo).

A sinalização de trânsito tem por objetivo organizar a circulação de veículos e pessoas nas vias públicas através de informações relevantes para disciplina na movimentação do tráfego visando à segurança e fluidez dos usuários. No seu aspecto geral, a sinalização de trânsito compreende placas, marcas, luzes, marcos e barreiras. É importante para: Regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via. Advertir os condutores sobre os perigos existentes na via, alertando também sobre as proximidades de escolas, passagens de pedestres, etc. Indicar o posicionamento dos veículos na via e as direções para atingir locais de interesse, de forma a ajudar os condutores nos seus movimentos e deslocamentos.

Na mesma sessão, o vereador Valmir Dionizio encaminhou o requerimento N.º 499/2017, que sugere ao prefeito a realização de estudos técnicos por parte da Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços e do Departamento Municipal de Trânsito, visando melhorias no trânsito da Rua Sebastião da Silva Leite, especialmente no trecho compreendido entre as Ruas Benedito Spinardi, Rua Castro Alves e Rua Dom Pedro I, uma vez que no local o tráfego é intenso e a velocidade imprimida pelos condutores é acima do normal e é permitido estacionamento em ambos os lados, além do fato que neste trecho existe uma empresa que tem uma frequência enorme de pessoas em horário comercial.

O vereador finaliza o pedido afirmando que "o trânsito continua sendo um dos lideres de causas de mortes no Brasil e o poder público tem o dever de minimizar essas estatísticas".