Vereador Alexandre saúda os Tropeiros pelo seu dia
Dia 12 de outubro é o “Dia Municipal do Tropeiro e da Cultura Raiz” instituído oficialmente no Calendário Oficial do Município de Assis pela Lei 5.563 de 2011, de autoria do vereador Alexandre Cachorrão.
O tropeirismo e a cultura raiz é muito predominantes na cidade de Assis, devido o município ser ponto de pouso das antigas comitivas de tropeiros que cortavam o Brasil levando a boiada aos grandes frigoríficos na época.
Devido a essa influência, a manifestação cultural tropeira passou a ser enraizada no município, e o principal legado deixado foi a música sertaneja raiz, a comida típica, a paixão pelo cavalo e a dança, como o catira. Hoje, Assis é uma das poucas cidades do país que possui um grande número de comitivas de tropeiros e muitos adeptos aos esportes equestres.
Inúmeras cavalgadas são realizadas durante o ano, e neste dia 12 de outubro, tradicionalmente acontecerá a Cavalgada Rural, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A saída esta prevista para as 9h do Bairro Cervinho e terminará no Bairro da Água Bonita. Também, acontecerá uma Missa Sertaneja celebrada pelo Padre Vicente no Rancho Sertanejo, que fica ao lado esquerdo da estrada Assis/Platina, antes de chegar ao Presídio.
Para Alexandre, as cavalgadas reúnem a família além de ser uma das bandeiras culturais da cidade. “Incentivar os filhos a participar destes eventos é aproximá-los da natureza, cultivar a tradição, recordar nossas origens, criar um respeito pelo animal, além de valorizar a nossa cultura e tradição tropeira”, considera Alexandre.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis