Vereador Carlinhos Zé Gotinha homenageia Joaquim Fernandes de Souza com denominação em estrada de Assis

por Analli Venâncio última modificação 27/09/2022 16h50

Foto – Vereadores se reúnem ao lado da Família Souza

A Família Souza marcou presença no plenário, na noite de segunda-feira (26/9), diante da análise de um projeto apresentado pelo vereador Carlinhos Zé Gotinha, sobre a denominação da estrada ASS-50, localizada na Água da Fortuna, a receber o nome de Joaquim Fernandes de Souza.

O projeto foi aprovado por unanimidade, Edevaldo Aparecido de Souza um dos sete filhos do homenageado, agradeceu a ação de carinho, agora eternizada.

“Eu tenho só de agradecer o vereador Carlinhos e a todos que apoiaram esse projeto pelo sim. Para a nossa família isso não tem preço é uma honra imensa, estamos gratos pelo resto de nossas vidas”, declarou.

Foto: Vereador Carlinhos Zé Gotinha, autor do projeto.

Para Carlinhos Zé Gotinha, no passado contamos com personalidades essenciais para o desenvolvimento de Assis, “o senhor Joaquim Fernandes de Souza é prova disso, trabalhador da lavoura, fez com que seu amor pela cidade transcorresse décadas e hoje eternizamos aqui, o nome de quem muito fez por Assis”, concluiu.

Homenageado

Joaquim Fernandes de Souza, nasceu no dia 12 de agosto de 1916, na cidade de Assis, tendo sido registrado no dia 16 de fevereiro de 1918, na cidade de Conceição de Monte Alegre. Filho do casal José Batista de Souza e Sebastiana de Oliveira, que tiveram 11 filhos, ele sendo o décimo.

Casado com a Senhora Benedita Gonçalves de Souza, com quem teve 07 (sete) filhos: Agailde, Antônio, Geraldo, Lourdes, Maria José, Vera Lúcia e Edevaldo. Quinze netos. Vinte e um bisnetos. Seus avós, Luiz Batista de Souza e família chegaram no ano de 1900 em Assis, na Fortuna. Tiveram 23 filhos em 2 casamentos. Pioneiros na fazenda Fortuna, desbravou o sertão para o plantio e criação de animais para o seu sustento.

Com o passar do tempo, sentiram a necessidade de abrir uma estrada para favorecer o transporte de suas produções. Seu irmão, Chico Mineiro, liderou um mutirão, assim, facilitaram as idas e vindas para a cidade. Joaquim, um homem correto, temente à Deus, não gostava de supérfluo e nem de falar mal dos outros. Respeitava o processo de cada um. Dizia: “ninguém quer errar, se errou, respeita.” Foi um grande advogado na família, mesmo sem ter estudo. Cursou o primário com a professora Aninha, que era sua tia.

Desenhava muito bem, principalmente animais. Apaixonado por música e de uma boa prosa, tocava violão e fazia belos acompanhamentos. Chegou até a tocar em bailes.

Transportou algodão com um carroção puxado com burros. Atualmente, seu filho Edevaldo, está na propriedade, propriedade esta que para ele é o melhor lugar. O próprio nome já diz: Fortuna! Rica em água, diversidade de solo e muitos moradores. Joaquim Fernandes de Souza, faleceu no dia 11 de novembro de 2013, com 97 anos, deixando uma grande saudade no coração de seus familiares, amigos e de todas as pessoas que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Ao apresentarmos o presente Projeto de Lei à apreciação dos nobres Pares, contamos com o valioso apoio para sua aprovação, uma vez que pretendemos homenagear e perpetuar o nome do Senhor Joaquim Fernandes de Souza, por sua valorosa contribuição ao progresso de nossa cidade.