Vereador cobra existência de Programa de acompanhamento, aconselhamento e assistência integral as pessoas portadoras do traço falciforme.

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
A anemia falciforme é uma doença hereditária, comum no mundo inteiro

A anemia falciforme é uma doença hereditária, comum no mundo inteiro. É uma anemia causada por uma alteração na forma dos glóbulos vermelhos do sangue da pessoa.  A anemia falciforme é originária da África e se espalhou pelas Américas com o tráfico dos escravos. Uma das explicações sobre sua origem na África é que o traço falciforme surgiu a partir de uma mutação genética como forma de proteção do organismo à malária. Há incidência da doença entre a população negra e branca e sabemos que é a doença hereditária mais comum no Brasil.

Destacamos que a Lei Municipal nº 5.687/2012, institui o Programa de Acompanhamento, Aconselhamento e Assistência Integral as Pessoas portadoras do Traço Falciforme e com Anemia Falciforme em nosso município.

O Vereador Valmir Dionizio cobrou do Executivo, se o programa foi de fato instituído no Município e solicitou também, esclarecimentos sobre quantas pessoas foram diagnosticadas pelo Sistema Público de Saúde do Município de Assis com a patologia denominada anemia falciforme e qual o percentual que esse número significa perante a totalidade de população assisense, bem como, onde estão sendo tratados os portadores de anemia falciforme e, caso esses pacientes estejam sendo deslocados para outro(s) município(s), declinar como está sendo feito esse deslocamento, o tipo de transporte utilizado e as condições em que são transportados os pacientes.

No requerimento apresentado pelo Sargento Valmir, ainda havia a indagação se o Sistema Público de Saúde do Município de Assis está ofertando os medicamentos necessários ao tratamento da anemia falciforme.

De acordo com a resposta do executivo, através de Oficio, a Secretaria da Saúde esclarece que segue normas e protocolos do Ministério da Saúde. O SUS possui um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação e a manutenção da saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a Anemia Falciforme é uma patologia que demanda tratamento farmacológico e não farmacológico, sendo que o principal objetivo desses e a prevenção. O tratamento não farmacológico é realizado pela família, e imunização contra algumas patologias virais e bacterianas, serviço oferecido pelo SUS.

O tratamento farmacológico é feito com a finalidade de se debelar os sintomas dolorosos e de possíveis infecções, através de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos da classe das penicilinas.

O município de Assis conta com atendimento ambulatorial de profissional especializado (hematologista) e se for necessário instituis medidas mais intensas, existe a disponibilidade de profissionais Hematologistas na esfera estadual que prestam atendimento no Hospital Regional de Assis. (04/02/2014)