Vereador Gordinho questiona o agendamento de exames em Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Ele sugere à Câmara um requerimento solicitando informações sobre os agendamentos realizados de janeiro a maio desse ano

O vereador Claudecir Martins, o Gordinho da farmácia, no uso da tribuna livre na Sessão Ordinária da última segunda-feira, dia 05, levantou a questão sobre os agendamentos de ultrassons pelo município, criticando a forma como o tema é tratado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Gordinho alega que alguns munícipes têm conseguido com mais rapidez a realização do exame mediante pedido realizado diretamente na secretaria, ou seja, sem passar pelo sistema de agendamento e a fila de espera das unidades básicas de saúde. “Pode ter certeza que aquele ultrassom que foi passado na frente deixou vários outros pedidos nas unidades para trás e isso é injusto para com o resto da população”, exclama.

O vereador disse, também, que o sistema de agendamento de exames necessita de adequações para melhorar o serviço. Ele relata que, com um mesmo cartão SUS, é possível agendar vários exames com o intuito de assegurar vagas. “Infelizmente quem entra primeiro no sistema, pega as vagas”, relata Gordinho.

Em relação ao sistema, o secretário da Saúde, Fabiano Morelli, que esteve presente na sessão, disse que está providenciando melhorias, uma vez que foi constatada uma falha que perdura há mais de 20 anos, para evitar, por exemplo, agendamentos duplicados de exames.

Gordinho da farmácia sugeriu à Câmara Municipal que elabore um requerimento para saber a quantidade de ultrassons realizados no município de janeiro a maio desse ano, os tipos de ultrassons, as pessoas responsáveis pela liberação do exame e um relatório por unidades básicas de saúde. Ele também convidou os demais vereadores para visitarem as unidades e conhecerem o sistema de agendamento de exames.

Por fim, o vereador esclareceu que nos casos urgentes, os pedidos por ultrassom são encaminhados ao administrativo que é responsável por contatar a regulação para marcar o exame.