Vereador propõe transporte coletivo alternativo para Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O Veículo Leve sobre Trilhos é uma proposta que utilizaria a linha férrea que corta a cidade

O vereador Sargento Valmir Dionizio (PSD), atual presidente da Câmara, encaminhou o requerimento nº 194/2017 à Prefeitura Municipal, solicitando informações sobre a possibilidade de implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), utilizando a infraestrutura e a malha ferroviária existente na zona urbana.

Sobre a proposta, o vereador esclarece que o sistema é uma nova modalidade de transporte que poderá promover a integração com os sistemas de transportes públicos já existentes, permitindo a captação e distribuição das pessoas atendidas pela rede de ônibus convencional, contribuindo para consolidação do conceito de rede de transporte integrada.

A malha ferroviária urbana, que hoje não é utilizada, liga a cidade de uma extremidade à outra, isto é, vai do Parque das Acácias até o Park Colinas, favorecendo um importante meio de transporte à população assisense. Este modelo de VLT já vem sendo implantado em diversas cidades do país e é atualmente uma das principais alternativas ao transporte público de qualidade.

Já em operação há alguns anos em cidades brasileiras, como por exemplo Santos, que conta com 15 trens com capacidade para 400 usuários, o sistema VLT é formado por locomotiva e vagão com 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimentos e 3,20 metros de altura.

Conforme informações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários, das 7h às 19 horas. Os veículos, que já estão em funcionamento, transitam com intervalo de dez minutos entre as estações.

A implantação deve ter autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT, uma vez que a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do órgão tem por atribuição a realização de obras na malha ferroviária sob sua responsabilidade, em especial àquelas destinadas à eliminação de conflitos entre ferrovias e vias urbanas. E ainda a parceria deve abranger a RUMO (antiga ALL), empresa que detém a concessão sobre os trilhos da rede ferroviária que cruza o município.

Além disso, o sistema de Veículos Leves sobre Trilhos contribui ao meio ambiente, pois tem emissão zero de poluentes, interagindo com o meio urbano de maneira amigável, circulando ao nível das ruas, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa.

Ainda, as novas estações que serão construídas, impulsionarão a modernização do entorno da linha férrea, trazendo mais conforto e qualidade de vida à comunidade, em especial, aos moradores vizinhos à malha ferroviária. “Com isso, a redistribuição do tráfego transformará o ambiente de nossa cidade, onde o sistema poderá ser implantado, melhorando consideravelmente a mobilidade da população”, finaliza Sargento Valmir.