Vereador requer informações sobre ações da prefeitura de Assis no combate à dengue, chikungunya e zika

por Analli Venâncio última modificação 18/03/2025 16h01
Vereador requer informações sobre ações da prefeitura de Assis no combate à dengue, chikungunya e zika

O vereador Timba (PRD), no exercício de suas funções de fiscalização, solicitou à Prefeitura informações detalhadas sobre as ações no combate aos casos de dengue, chikungunya e zika no município.

De acordo com o parlamentar, nos últimos meses, Assis tem enfrentado um aumento significativo no número de casos dessas doenças, o que tem gerado grande pressão nos serviços de saúde da cidade, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está frequentemente lotada e com dificuldades para atender à crescente demanda.

Diante desse cenário, Timba destaca a necessidade urgente de medidas eficazes para controlar a propagação dessas doenças, garantir o tratamento adequado aos pacientes e prevenir novos casos.

“Pela grande quantidade de pessoas utilizando a UPA, que está lotada todos os dias, com pessoas desesperadas, ligando e reclamando sobre a lentidão no atendimento. Sabemos que a situação é delicada, mas é preciso fazer um enfrentamento mais rigoroso, especialmente em relação aos terrenos baldios. A Prefeitura deve tomar ações mais severas com o intuito de amenizar a situação, porque, do jeito que está indo, podemos entrar em colapso”, comunicou Timba.

O vereador solicita as seguintes informações:

  1. Número atual de casos confirmados de dengue, chikungunya e zika no município de Assis em 2025, além da média diária de novos casos registrados.

  2. Número de mortes registradas em 2025 por essas doenças no município.

  3. Levantamento detalhado das áreas mais críticas para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e os bairros mais afetados.

  4. Medidas adotadas pela Prefeitura de Assis para combater a epidemia de dengue, chikungunya e zika.

  5. Existência de um plano de ação específico para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

  6. Estrutura do Pronto Atendimento e hospitais da cidade para atender os casos dessas doenças, com informações sobre recursos disponíveis para garantir atendimento adequado.

  7. Se houve repasse de recursos do Governo do Estado destinados ao combate à dengue, e, em caso positivo, qual o valor recebido.

  8. Estratégias da Prefeitura no sistema de saúde devido ao grande número de casos.

  9. Implementação do programa de fumacê nos bairros críticos da cidade, com previsão de datas e áreas atendidas.

  10. Ações de conscientização realizadas pela Prefeitura sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e campanhas em andamento.

  11. Protocolos da Prefeitura para o controle do mosquito transmissor dessas doenças em áreas públicas, como terrenos baldios e locais com grande concentração de lixo.

    LEIA O REQUERIMENTO - CLIQUE AQUI