Vereador Timba realizou reunião com representantes da Saúde Municipal

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

Aconteceu durante a manhã desta sexta-feira, 25 de maio, uma reunião na Câmara Municipal de Assis sobre a situação atual da Saúde Municipal. A reunião foi solicitada pelo vereador Timba, devido às diversas reclamações da população sobre a falta de medicamentos, a morosidade na realização de exames agendados e também sobre a qualidade do atendimento do UPA.

Participaram do encontro: o vereador João da Silva Timba; a Coordenadora da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Municipal da Saúde, Dilea Zanoto Manfio; a Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Cátia Auxiliadora Ribeiro; a Secretária Municipal da Saúde, Luciana Gomes de Souza; a Servidora da área Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Teles Araújo; a Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, Meire Francine M. Lemos; e o munícipe José Alécio Silveira.

Durante a reunião foram debatidos diversos assuntos como: a quantidade de absenteísmo nas consultas que hoje ultrapassa os 70%, onde a consulta é agendada, mas no dia e na hora marcada o paciente não comparece para realizar os exames. Também foram debatidos assuntos sobre as agressões que alguns servidores sofrem nos postos de atendimento e sobre a população adoecida por falta de prevenção, ponto fundamental para que haja uma transformação cultural.

Como melhorias as autoridades ressaltaram que aumentaram a quantidade de médicos nas UBS’s, e que também vem recolhendo as “sobras” de medicamentos dos pacientes, pois se trata de uma droga quando não utilizado corretamente. A ideia é que quando um paciente recebe uma cartela com 40 comprimidos e utiliza apenas 10, por exemplo, ele deve devolver o restante para que outro paciente tenha a disposição quando necessário.

A Secretária Municipal da Saúde, Luciana Gomes de Souza, ressaltou que em uma tentativa de melhoria os servidores fazem reuniões mensais, inclusive com médicos e deu exemplo do cuidado da AIDS no Brasil que é um dos melhores do mundo, entre diversos países com modelos semelhantes ao SUS, o Brasil é o que tem o menor investimento e a melhor qualidade de sistema e metodologia. “O SUS é um patrimônio e nós precisamos ter orgulho de ter o sistema que temos”, afirmou a Secretária.

A Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Cátia Auxiliadora Ribeiro, enfatizou que a população deve pensar mais na prevenção das doenças e, para que isso aconteça, é necessário uma abordagem na educação preventiva, “Nós temos que começar um trabalho de raiz, de mudança de mentalidade”. A Presidente ainda relatou que usualmente os pacientes chegam nas UBS’s exigindo determinados exames, sem sequer saberem exatamente os motivos de seus adoecimentos e concluiu, “Temos que ser persistentes para fazer com que a pessoa entenda que nós trabalhamos para dar tudo que ela precisa e, nem tudo que ela precisa, é tudo que ela quer, mas é tudo que é necessário para estabelecer a saúde dela”.

A convite do vereador Timba, o munícipe José Alécio Silveira participou da reunião e relatou sobre uma trágica experiência envolvendo sua esposa. Alécio alegou que sua esposa quase morreu afogada durante uma inundação no início deste ano, uma semana após o corrido sua esposa após passar mal, foi por diversas vezes no UPA, onde recebeu simplesmente remédio para dores, quando na verdade o real motivo de seu adoecimento era Leptospirose. Quando os médicos realmente tiveram ciência do seu estado de saúde, o caso já era bastante grave e delicado. Hoje sua esposa que ficou entubada no Hospital Regional de Assis durante quase três meses, tem seus movimentos restritos e está acamada, aguardando tratamentos fisioterápicos e melhoras.

No final os participantes agradeceram o vereador Timba pela iniciativa que despertou no Conselho a elaboração de um grupo de discussões temáticas unindo o Conselho, o Poder Legislativo Municipal e as demais Comissões da saúde.

Fonte: Câmara Municipal de Assis