Vereadores aprovam quase R$ 700 mil para construção de Posto de Saúde no Bonfim
Moradores do bairro Bonfim e adjacências agora podem comemorar a conquista de um antigo pleito, uma nova Unidade Básica de Saúde. Isso porque os vereadores aprovaram na sessão dessa segunda-feira, o projeto do Executivo que abre crédito adicional especial no valor de R$ 696 mil para a construção da nova unidade.
O presidente da Câmara Municipal de Assis, Célio Diniz (PTB) ressaltou a importância desta benfeitoria para os moradores do Bonfim e bairros vizinhos. “Este era um pedido antigo dos munícipes daquela região da cidade e hoje ficamos muito contentes votar este projeto”, declarou.
Fez uso da tribuna o bispo diocesano, Dom Simão, que falou sobre a Saúde Pública, tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Ele deu ênfase para a preocupação com as condições de atendimento dos mais necessitados e citou a Santa Casa de Misericórdia como uma entidade sem fins lucrativos que cumpre seu papel significativo na sociedade. O coordenador, padre Marcos Antônio Damasceno, finalizou com a oração da Campanha.
Outro projeto aprovado pelos parlamentares – apenas com voto contrário de Kiko Binato (PMDB) e abstenção de João da Silva Filho (DEM) – foi a alteração do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Assis que reduziu o número de membros representativos de 34 para 16 membros. O presidente do Comdurb, Romeu Nardon, defendeu o projeto na tribuna. “Nas reuniões havia um índice muito alto de ausências e certo desinteresse por parte de alguns conselheiros, fator de preocupação para o Conselho que não conseguia deliberar projetos importantes por falta de quórum”, justificou.
A partir daí, Nardon contou que uma comissão fez estudos e estabeleceu critérios para as mudanças, havendo a necessidade da redução de algumas entidades, prevalecendo as de maior diversidade e maior vinculação ao desenvolvimento urbano. “Seguimos a legislação federal em que a composição deve ser equilibrada e de paridade entre o poder público e a sociedade civil. Esta alteração obteve 75% de aprovação dos conselheiros e a partir de agora pretendemos manter este equilíbrio, dando maior agilidade às deliberações”.
O projeto de autoria de Célio Diniz que institui a ‘Zona de Silêncio’ foi retirado da pauta a pedido do próprio vereador com a justificativa de que irá estudar melhor o projeto e apresentá-lo futuramente com alterações, em virtude das várias indagações e sugestões feitas por munícipes e órgãos institucionais.
A presidente da comissão organizadora da Conferência Livre sobre “Transparência e Controle Social”, Dileia Zanotto Manfio e o coordenador da comissão, Ricardo Augusto Spinardi Bueno, falaram a respeito da Conferência e pediram a mobilização da comunidade para participar do evento no próximo dia 24, às 13 horas, na Unesp.
A íntegra dos projetos, requerimentos, indicações e moções pode ser acessada pelo www.camaraassis.sp.gov.br , basta clicar em processo legislativo, em sessões. As sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pela internet, TV Câmara canal 20 e rádio Cultura AM, todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas.
Assessoria Câmara
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis